Plástica sem mistério

21 de junho de 2022

Transformar vidas é uma dádiva

A minha profissão é repleta de histórias. E um dos pontos que a torna bastante engrandecedora é a possibilidade de transformar muitos filmes da vida real.

Costumo me orgulhar, inclusive, de já ter transformado mais de 10 mil enredos com o suor da minha dedicação de tantos anos.

Me lembro, por exemplo, de uma paciente que me procurou porque estava com a autoestima muito abalada depois de um procedimento que havia feito.

Ela se queixava de ter ficado praticamente sem umbigo. Aliás, devo admitir: corrigir uma cirurgia é tarefa difícil, às vezes até mais complicada do que realizar algo do zero. Mas deu tudo certo e o sentimento de vê-la feliz foi daqueles impagáveis.

A confiança dela foi tanta que, depois de algum tempo, também operei a filha dela. Duas vidas transformadas da forma mais satisfatória possível.

As minhas especialidades profissionais são a implantação de próteses de silicone, mastopexia, abdominoplastia, lipoaspiração e rinoplastia estética/funcional.

Porém, o que algumas pacientes podem até não imaginar, é que esses nomes técnicos para cada procedimento são apenas ferramentas para algo muito maior: essa tal transformação.

Significa, também, que quando mudo vidas de alguma maneira com o meu trabalho, a minha também é mudada e ganha contornos mais bonitos.

Um dos meus lemas profissionais, carregado como se fosse um dos instrumentos do meu dia a dia como cirurgião plástico, é o compromisso, acompanhado do zelo com as vidas confiadas às minhas mãos. Entendo que, quando uma mulher confia na minha vocação, ela passa a fazer parte da minha família de certa forma.

O mais interessante é que essa característica pode valer para qualquer área de atuação: afinal, pessoas se conectam com pessoas.

Por mais avanços tecnológicos que tivermos, as relações interpessoais dificilmente ficarão em segundo plano. Então, quanto mais conseguirmos transformar uns aos outros com nossas ações, mais a vida e a sociedade têm a ganhar.

Sinto, cada dia mais, que viver, apesar das nossas dificuldades, tem sido um privilégio. Que a cada manhã somos presenteados com uma nova dádiva.

Hoje, é mais um dia que quero proporcionar transformação. E lembre-se: às vezes, o ato de transformar está justamente em nossas pequenas atitudes do dia a dia.

Gosto bastante de uma frase de Martin Luther King Jr: “O que vale não é o quanto se vive, mas como se vive”.

Marcos Bercial

Formado em Odontologia pela Unesp de Araraquara e em Medicina pela PUC-SP.

Marcos Bercial se especializou como cirurgião plástico na implantação de próteses de silicone, mastopexia, abdominoplastia, lipoaspiração e rinoplastia estética/funcional.

  bercial@hotmail.com