O pequeno astronauta, obra de Jean-Paul Eid, é uma celebração comovente da diferença por meio da chegada à Terra de uma criança com uma deficiência grave.
Na história, todos os anos Juliette faz sua peregrinação de bicicleta até o bairro onde cresceu. Este ano, em frente ao antigo apartamento da família, há um cartaz: “Vende-se – Open House”. Ao passar pelas portas da casa de sua infância, as memórias vêm à tona. Os amigos, as pequenas alegrias, mas acima de tudo a lembrança avassaladora de seu irmão Tom, um pequeno astronauta que mudou a vida de todos.
Tom, que ganhou esse nome em homenagem à canção “Space Oddity”, de David Bowie, tem uma paralisia cerebral grave, por isso não anda nem fala. Mesmo assim, o garoto consegue levar uma alegria singular a todos os ambientes por onde passa. Seu sorriso mudo é uma prova de sua felicidade e dará sentido à vida de toda uma família!
O pequeno astronauta é a história de Tom. Mas também é a história de sua irmã mais velha, Juliette, de seus pais, amigos e toda a rede de apoio que se formou ao seu redor.
A história de O pequeno astronauta é inspirada pelo filho de Jean-Paul Eid, que também tem paralisia cerebral e uma irmã mais velha “que todos os caçulas desejam ter quando vêm ao mundo”. Mesmo que seja uma ficção, a trama absorve elementos e experiências da vida familiar do quadrinista canadense.
De uma maneira sincera e íntima, o autor reflete sobre o preconceito e não prega apenas a simples “tolerância”.
“Este livro é sobre inclusão e sobre o lugar que damos a pessoas com deficiência em nossa sociedade”, comentou Jean-Paul Eid em entrevista.
Famoso quadrinista da região canadense do Quebec, Jean-Paul Eid nasceu no Líbano. Filho de mãe belga e de pai libanês, sua família imigrou para o Canadá quando ele tinha três anos. Em 1985, depois de estudar artes visuais e desenho, começou a trabalhar com HQs e ilustrações. Foi colaborador da revista Croc, na qual a premiada série Les aventures de Jérôme Bigras foi publicada. O autor gosta de renovar a relação entre HQ e leitores.
A edição brasileira de O pequeno astronauta tem tradução de Renata Silveira e já está disponível. Para saber mais sobre esta premiada graphic novel, acesse nosso site e aproveite para adquirir seu exemplar.