Ação interativa recebe apoio da Rede Bom Lugar Supermercados.
Com o objetivo de despertar o interesse pela astronomia, a Rede Bom Lugar Supermercados apoia o projeto “A ciência do Universo – um Bom Lugar para viver uma grande experiência”. Com duração de meia hora e capacidade máxima de 30 estudantes por sessão, o projeto traz uma nova perspectiva sobre o assunto aos alunos das escolas de rede pública, com foco no ensino básico, do fundamental I e II, além do ensino médio.
A iniciativa consiste em um domo com tecnologia avançada de projeção 360º, responsável por proporcionar uma experiência única sobre a galáxia e seus encantos. Desde o início do projeto, em 2022, o planetário já esteve presente em 22 escolas de Sorocaba. A previsão é de que mais seis escolas recebam o Planetário, até julho de 2023.
“Nós entramos em contato com as escolas, 15 dias antes, para alinharmos uma programação pedagógica com os professores, preparando os alunos para usufruir da melhor forma o conteúdo que será apresentado. E em algumas escolas, mesmo após o evento, há uma continuidade do assunto, com apresentações semelhantes a feiras de ciência”, afirma Silvio Pereira, um dos professores idealizadores do projeto, em conjunto com o professor de física, Eduardo Guariglia.
“Para que essa ferramenta pedagógica pudesse chegar nas escolas, o patrocínio foi = essencial. Das diversas empresas que entrei em contato, a Rede Bom Lugar foi a única que acreditou no projeto”, ressalta Silvio Pereira.
Para Fernanda Cechetti, gerente da Central de Distribuição da Rede Bom Lugar Supermercados, é uma grande satisfação apoiar o projeto, atuando como agente de transformação social por meio da educação, em comunidades onde as lojas da rede estão localizadas. “Nós sentimos confiança no projeto e em seu objetivo, para nós é uma alegria contribuir para que ele aconteça”, afirma.
Retorno positivo do Planetário nas escolas públicas de Sorocaba
No último dia 28, o projeto esteve presente na Escola Estadual Diógenes de Almeida Marins, localizada na Rod. Raposo Tavares, com grande aceitação por parte dos alunos e professores. “É muito diferente você falar sobre astronomia em um quadro negro e alegoria em 2D, do que deixar o estudante imerso em um aprendizado 3D. Ele compreende melhor, para conseguir assimilar”, ressalta Alan Rodrigues de Souza, professor de geografia e coordenador pedagógico da escola.
“Em outras escolas que eu já tive experiência, o resultado foi gratificante, porque o aluno fica imerso em um universo que nós não temos no nosso cotidiano. Toda aula é mediada por tecnologia diferenciada, tem um princípio de aprendizagem e capacitação maior”, completa o coordenador.
Com o planetário, os alunos têm a oportunidade de complementar o aprendizado na área de ciências de maneira mais efetiva e didática, por meio de uma atividade prática, servindo também como incentivo motivador para crianças e adolescentes que desejam se tornar futuros cientistas.
Vitor Hugo Vieira, 14 anos, foi um dos alunos que participou do projeto Planetário e elogiou a experiência. “Eu gostei muito, deu para entender melhor como funciona cada planeta”.
“O projeto é tão gratificante que, no ano passado, praticamente todas as escolas participantes do evento fizeram a reinscrição para receber o planetário neste ano”, comemora Silvio Pereira, organizador do projeto.