Cotidiano

15 de março de 2023

Artesanato movimenta R$ 50 bilhões por ano com cerca de 8,5 milhões de profissionais no Brasil

O Dia do Artesão é celebrado no próximo dia 19 de março e o setor tem muito o que comemorar. Segundo informações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o segmento dobrou no último ano, chegando à casa dos 8,5 milhões de profissionais em todo o país, além de movimentar R$ 50 bilhões por ano, aproximadamente 3% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Danielly Aranega, professora de pintura artesanal em Sorocaba há quase 20 anos, encontrou na profissão uma maneira de obter uma renda extra, além de conhecer as pessoas do bairro onde mora. “Na época, em 2005, a empresa do meu esposo se mudou para Sorocaba e como não temos família aqui, o artesanato foi a maneira que encontrei para me familiarizar com o bairro. Hoje, ele se tornou minha renda”, afirma Danielly.

De acordo com o Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), a procura por produtos feitos à mão aumentou, seja no universo da moda e acessórios, até na produção de itens para festas e eventos. “Vem ocorrendo uma valorização dos produtos artesanais e também um aumento na busca por cursos, considerados como uma terapia para quem tem interesse em aprender”, relata Danielly.

Assim como a demanda pelos produtos aumentou, a procura pelos materiais para a confecção dos artesanatos também segue na mesma crescente, movimentando o comércio. Atentos a essa demanda, o mercado vem se especializando e trazendo novidades para o setor.

Para este ano, a expectativa da livraria e papelaria Pedagógica, referência no segmento, é um crescimento de 10% nas vendas em relação ao ano anterior. “O setor teve uma queda após a pandemia, mas está voltando com tudo. Muitos artesãos comentam que está faltando produtos no mercado, mostrando este retorno. Com isso, estamos animados, investindo em novos produtos para atender essa demanda e esperamos um crescimento de 10% no volume de vendas”, comenta Juliana Batista, gerente de compras da Pedagógica.

Parte desta expectativa positiva de vendas se deve ao retorno das festas populares após as restrições da pandemia da Covid-19. O setor de decoração se movimenta com este retorno, e os artesãos se prepararam e se adaptaram para atender a demanda. “Os artesãos estão se especializando neste segmento de festas, oferecendo produtos voltados para à decoração, e para o comércio, como este é um mês com vendas mais baixas, a volta das festas e essa procura por parte dos artesãos é muito positiva”, comenta.

Oportunidade para faturar

Para os artesãos que querem aumentar o faturamento, a aposta em produtos temáticos é uma oportunidade. Desde as datas tradicionais até as que vêm se popularizando, como o Dia de São Patrício (Saint Patrick’s Day), comemorado no próximo dia 17 de março. São Patrício é o padroeiro dos cervejeiros e caiu nas graças dos brasileiros. Por isso, o comércio já sente a procura por decoração estilizada e brindes.

Comemoração originalmente irlandesa, o Dia de São Patrício é marcado por festas regadas a muita cerveja e objetos decorativos, todos em tons verdes, a cor original da festa. Em Sorocaba, diversos bares e restaurantes já se preparam para a data, colocando em seus cardápios comidas e chopes com a cor verde, além de itens decorativos para atrair o público.

Para atender essa demanda, artesãos já se prepararam desenvolvendo itens com a temática e as lojas especializadas neste tipo de material, reforçam suas vitrines. “Reforçamos nosso estoque com fantasias, adereços, copos, tudo no tom verde para atender a essa demanda, além de artigos de papelaria para os artesãos e o público adepto do ‘Do It Yourself’. Estamos muito animados, é um setor muito promissor”, finaliza Juliana.