O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, recebeu ontem uma breve visita do A300-600ST, um supertransportador (daí o “ST”) projetado pela Airbus com design inspirado nas baleias brancas Beluga, que habitam a região ártica e sub-ártica. O avião Beluga foi desenvolvido exatamente para transportar partes de outras aeronaves entre os locais de produção e, nesse caso, um modelo veio ao Brasil para entregar um helicóptero de luxo da própria Airbus, o ACH160.
Existem apenas cinco Airbus Beluga no mundo, cada um com custo estimado em R$ 1,5 bilhão. O avião tem 56,16 metros de comprimento, 45 metros de envergadura e fuselagem de 8,8 metros de diâmetro, mas se destaca mesmo pela sua altura: 17,25 metros. Por isso é capas de acomodar componentes de até 39 metros de comprimento e sete metros de largura em seu interior. Sua capacidade de carga é de até 40 toneladas.
A cabine fica no que seria “a boca” da baleia e o carregamento é feito levantando a sua “testa”, a exemplo do que ocorre com outros cargueiros de grande porte. Antes de aterrisar em Viracopos, às 13h50, o avião fez uma escala de abastecimento no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, no domingo. Ontem mesmo ele iniciou a viagem de volta à França. (Da Redação)