Cotidiano

26 de agosto de 2022

Campanha arrecada leite em pó para ONG que atende crianças na região de Sorocaba

Uma campanha está arrecadando leite em pó para ajudar a ONG Formiguinhas Sem Fronteiras, que atende crianças na região de Sorocaba.

A organização atua há quatro anos como “ponte” entre doadores e donatários, através de ações comunitárias, e auxilia diferentes projetos na transformação social de famílias em vulnerabilidade. Atualmente, mais de 100 integrantes participam em diferentes ações sociais.

Nós geralmente recebemos itens de cesta básica, porém o leite nunca está incluso, e como as famílias chegavam falando que precisam de alimentos, e que seus filhos estavam sem leite, nós notamos a falta que ele faz“, afirma Luciane Gomes, presidente da Formiguinhas Sem Fronteiras.

Onde doar?

A arrecadação acontece até o dia 31 de agosto em pontos de coleta em Sorocaba, Itu e na capital paulista, nos plantões de venda da Visconde Construtora.

Os interessados em ajudar podem levar as doações nos seguintes endereços:

Itu
  • Rua Carlos Zaim, 103 – Itu Novo Centro
  • Avenida Eugen Wissmann, 1949;
  • Rua Marcos Aparecido Mariano de Almeida, 300 – Altos da Vila Nova.
Sorocaba
  • Rua Antônio Perez Hernandez, 900 – Parque Campolim;
  • Rua Dr. Luiz Mendes de Almeida, 2561 – Parque dos Ingleses.
São Paulo
  • Rua Dr. Jesuíno Maciel, 1.773 – Campo Belo

Importância

No início do mês de agosto é celebrada a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que marca a importância do leite materno para crianças do mundo todo. Ele é o primeiro alimento de uma criança desde o nascimento e de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), deve ser o único alimento até os seis meses de vida e o complemento alimentar até os dois anos, ou mais.

Após o encerramento da amamentação, o leite continua presente na alimentação infantil. Ele é um grande influente na nutrição, pois o cálcio é responsável diretamente pela formação da massa óssea, além de outros nutrientes que auxiliam no desenvolvimento, como a vitamina A e B, que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, ajudam a melhorar a visão e protegem da anemia.

Durante a infância a alimentação é fundamental para o desenvolvimento e quando a criança não recebe os nutrientes necessários para suprir as demandas de um corpo em crescimento, a aprendizagem pode ser afetada, assim como levar a baixa imunidade e ao aumento de infecções, segundo o UNICEF.