Cotidiano

11 de agosto de 2022

Ciclone extratropical provoca estragos em Santa Catarina

A passagem de um ciclone extratropical, que se formou entre a noite de terça-feira e a madrugada de ontem (10) provocou estragos em Santa Catarina. Até o fim da manhã, o Corpo de Bombeiros já havia registrado o atendimento de 93 ocorrências no Estado. Além de ruas alagadas e enxurradas, os ventos, que chegaram a 100km/h, derrubaram placas, telhas e outras estruturas.

De acordo com informações da Defesa Civil de Santa Catarina, 17 pessoas ficaram desabrigadas e alagamentos e deslizamentos foram registrados em 29 municípios. Moradores compartilharam registros dos estragos nas redes sociais.

Segundo a prefeitura de Florianópolis, um plano de contingência foi adotado em conjunto com a Defesa Civil para atender as ocorrências. Em algumas cidades, como Joinville e Balneário Camboriú, as aulas do período da tarde foram suspensas para as escolas da rede municipal.

Registros da Defesa Civil apontam que o centro e o leste do Estado foram as regiões mais atingidas pelas fortes chuvas e ventos, que provocaram alagamentos, inundações, deslizamentos, enxurradas, quedas de postes, placas e árvores e queda de energia.

Ainda em Balneário Camboriú, a estrutura do Dejour Club, autointitulado “o primeiro clube flutuante do mundo”, ficou à deriva nas águas e acabou naufragando. O clube, que ainda não havia sido inaugurado, estava ancorado na região da Barra Sul, se soltou com a força dos ventos que atingem a cidade litorânea. (Estadão Conteúdo)