Cotidiano

14 de abril de 2023

Conceito Ateliê Todeschini oferece mais personalização em projetos arquitetônicos

Transformar sonho em realidade com personalização e sustentabilidade. Com essa proposta, foi lançado o Ateliê Todeschini na unidade Sorocaba. O evento de lançamento exclusivo reuniu cerca de 200 convidados, entre eles, autoridades municipais, profissionais de arquitetura, design de interiores, engenharia e imprensa, que puderam visitar diversos ambientes, além de trocar experiências sobre as tendências do segmento.

A iniciativa também destaca a valorização da moradia como espaço de convivência e bem-estar. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o comércio de móveis no Brasil foi um dos setores que apresentou crescimento de 11,9% no volume das vendas em 2020, comparado ao ano anterior. Em parte das vendas, encontram-se os móveis planejados, que antes eram considerados artigos de luxo.

“No momento das restrições necessárias diante da pandemia de Covid-19, as pessoas passaram mais tempo em casa e, com isso, começaram a valorizar mais a moradia e, consequentemente, o móvel”, diz Ricardo Alves, diretor comercial da Todeschini Sorocaba. “Hoje, vejo que as pessoas buscam acessórios diferentes. A Todeschini está no auge, ela estudou o mercado de luxo, então estamos num nível que podemos vender para diversos perfis”, completa.

Pelo 12º ano, a unidade sorocabana é reconhecida por ser a maior unidade franqueada em volume de vendas do Brasil.

Personalização, exclusividade e compromisso com a sustentabilidade

O estudo “Mercado potencial de móveis planejados 2022”, produzido pelo IEMI – Instituto de Mercado, aponta que a produção de móveis planejados no Brasil alcançou o volume de 32,4 milhões de peças em 2021.

Com o novo conceito proposto pelo Ateliê Todeschini, ofertou-se mais exclusividade nos produtos oferecidos. “A Todeschini lançou uma possibilidade de fazer tudo, porque hoje ela tem o acabamento feito em milímetros, tanto em largura, quanto altura e profundidade e, com isso, o móvel fica muito mais preciso”, explica Ricardo.

Além da personalização, que garante exclusividade, também há preocupação com a questão ambiental no processo de produção dos materiais. Marlei Pena Vian, diretora de franquias, salienta os cuidados com essa pauta presente na marca há décadas, o que rendeu selos de qualidade, como as certificações ISO 9001, ISO 14001 e o selo FSC.

“Além do reflorestamento e do tratamento da água, trabalhamos a questão da educação da própria comunidade, recebendo grupos de estudantes e disseminamos esse assunto dentro da nossa companhia. Nós trabalhamos a sustentabilidade por meio de várias ações, feitas a nível de equipe, colaboradores e comunidade”, destaca Marlei.

Tendência endossada por profissionais do segmento

Profissionais de arquitetura estiveram no local e destacaram a importância de oferecer soluções personalizadas, que atendam às necessidades do cliente, e enfatizaram a importância de valorizar a moradia como um espaço de convivência e bem-estar, que deve ser planejado com cuidado e atenção aos detalhes.

O arquiteto Juliano Briene destacou as possibilidades oferecidas para criar projetos. “Acho muito legal eles fazerem as tendências com tanta ênfase, mostrando que existem inúmeras possibilidades dentro daquilo que, às vezes, o conceito acaba ficando só no modulado ou no planejado com limitações. A personalização é uma tendência e isso é bacana, porque não limita a criação, podemos criar e a loja traz a segurança de que será possível realizar”, elogia.

“Projetar algo personalizado agrega mais valor para a residência, principalmente para clientes que buscam essa exclusividade, que é o mais importante”, afirma a arquiteta Claudia Ferreira.

Já o engenheiro civil, André Lisboa, reforça a importância da qualidade de um produto no resultado final de um projeto. “Eu falo que é um tripé: projeto, produto, montagem. Se um desses três falha, o resultado não é satisfatório. E aqui a gente encontra segurança nessas três partes e se traduz na satisfação dos nossos clientes que veem a casa montada do jeitinho que eles viram no computador”, finaliza.

Com o lançamento oficial, o espaço já pode ser conferido pelo público na Avenida Barão de Tatuí, 1166 – Campolim, em Sorocaba/SP.