Cotidiano

7 de outubro de 2022

Dia das Crianças se aproxima e Procon Sorocaba orienta consumidor sobre as compras

O Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, está chegando e o Procon Sorocaba, órgão ligado à Secretaria de Governo (Segov) da Prefeitura de Sorocaba,  aproveita a ocasião para orientar os consumidores sobre os devidos cuidados quando forem às compras.

“O consumidor deve ir às compras já com uma definição do que deseja adquirir, pois isso tornará mais fácil pesquisar preços, qualidade e aplicação do produto. Sem contar que evitar as compras por impulso é fundamental para não deixar que o orçamento fique apertado”, destaca a coordenadora do Procon Sorocaba, Cristiane Bonito Rodrigues.

Também de antemão, o ideal é fazer uma criteriosa pesquisa e avaliar, não somente os preços, mas também a faixa etária, o interesse e a habilidade da criança, em relação ao presente a ser adquirido. Se possível, a recomendação é a preferência aos brinquedos educativos, que estimulem a coordenação motora, afetividade, criatividade e a socialização.

O consumidor deve se certificar de que, na embalagem do produto, constem as instruções de uso e de montagem, descrição exata dos itens inclusos, identificação do fabricante (como nome, CNPJ e endereço ou importador) e, caso o brinquedo seja importado, eventuais riscos que possam apresentar à criança. Também é preciso ter o selo de certificação do Inmetro, o qual indica que o produto foi fabricado e comercializado, de acordo com as normas técnicas.

Sobre as formas de pagamento, se possível, o consumidor sempre deve optar pelo pagamento à vista, para evitar possíveis parcelamentos com juros, os quais futuramente podem pesar no orçamento. “De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o comerciante não pode estabelecer valor mínimo para a utilização de cartão de crédito ou débito”, explica Cristiane.

Conhecer sobre a política de venda e de atendimento ao consumidor também traz mais segurança. “É interessante verificar qual a política de atendimento ao cliente, como é o pós-venda, se a empresa realiza trocas, quais os canais de contato, qual o valor do frete e a data da entrega devem ser checados antes da compra e cumpridos corretamente pelo fornecedor”, complementa a superintendente do Procon Sorocaba.

O consumidor, ainda, deve estar atento à forma como procura a empresa: não deve responder mensagens de publicidade ou acessar links enviados a ele. Ou seja, é ele quem deve buscar o fornecedor por sua própria iniciativa, acessando as páginas oficiais. Fica o alerta de que preços muito abaixo do mercado podem indicar problemas, como golpes, fraudes, mercadoria falsificada, etc.

Nos casos das compras feitas fora do estabelecimento comercial, como pela internet ou telefone, é direito previsto pelo Código de Defesa do Consumidor a devolução do item adquirido no prazo de até sete dias da compra ou da entrega, independentemente do motivo. Nesse caso, o consumidor não deve ser cobrado por nenhum valor e, de preferência, deve registrar o pedido de cancelamento por escrito.

Contate o Procon

Os consumidores que necessitarem de atendimento do Procon Sorocaba, para esclarecimento de dúvidas, solicitação de orientações ou fazer eventuais denúncias, podem entrar em contato pelo WhatsApp: (15) 99198-2958 ou pelo site:  www.procon.sorocaba.sp.gov.br.

A sede do Órgão Municipal fica na Avenida Antônio Carlos Comitre, altura do nº 331, com atendimento das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, e nas Casa do Cidadão: Ipanema, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 15h; Nogueira Padilha, terças e quintas-feiras, das 8h às 15h, e Pátio Shopping Cianê, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

(SECOM)