Hudson e Blaze começaram a cuidar do “bebê” depois que funcionários do zoológico os escolheram como “pais adotivos”
Dois flamingos machos estão criando juntos um filhote no ZSL Whipsnade Zoo, em Londres. Eles começaram a cuidar do “bebê” depois que funcionários do zoológico os escolheram como “pais adotivos”.
Inicialmente, o ovo solitário de flamingo americano (Phoenicopterus ruber) foi colocado em uma incubadora para aumentar suas chances de sobrevivência, mas depois foi deixado sob as asas de Hudson e Blaze, que estavam cuidando muito bem do ninho compartilhado deles, segundo o zoológico.
E deu certo! O ovo eclodiu e o casal cuida do filhote de forma exemplar desde então. Os flamingos mantiveram o filhote aquecido e protegido de outras aves. (Veja no vídeo abaixo.)
“Os flamingos geralmente trabalham juntos, como um par monogâmico, para cuidar de seus ovos e filhotes subsequentes. Hudson e Blaze foram a escolha certa para o ovo incubado, pois sempre provaram ser os pais ideais”, afirma o líder da equipe de pássaros do zoológico, Tim Savage.
De acordo com Savage, os filhotes de flamingo são alimentados com um leite que é feito no revestimento do trato digestivo, tanto dos machos como das fêmeas. Ele contém gordura, proteína e células sanguíneas.
“Muitas vezes você pode identificar os novos pais em um grupo porque eles dão tanto de seu próprio pigmento aos filhotes que quase ficam brancos”, explica.
Segundo o zoológico, outros pares de flamingos do mesmo sexo já foram encontrados antes no zoológico, assim como trios (com uma mistura de pássaros machos e fêmeas em um ninho). (Tem Mais)