Cotidiano

29 de maio de 2023

Fundador e sócio-diretor da Construtora Planeta recebem Título de Cidadão Sorocabano

Homenagens foram concedidas em uma sessão solene na Câmara Municipal de Sorocaba

O presidente do Conselho de Administração da Construtora Planeta, Ricardo Guimarães, e o sócio e diretor-executivo da empresa, Sandro Souza, receberam o Título de Cidadão Sorocabano, em uma sessão solene na Câmara Municipal de Sorocaba, na última quarta-feira (24).

As honrarias foram propostas respectivamente pelos vereadores Fausto Peres e Vinicius Aith. São dois projetos de decreto legislativo que foram aprovados pelos vereadores em 2022 e concedem os títulos aos diretores da Planeta, que são naturais de outras cidades, mas que há mais de duas décadas fixaram residência em Sorocaba, contribuindo para o desenvolvimento da cidade na área da construção civil.

Ricardo Guimarães nasceu em Patrocínio (MG) e desde jovem se dedicou ao comércio. Fundou a Construtora Planeta em 1998, já em Alfenas (MG). Quatro anos depois, a sede da empresa foi transferida para Sorocaba, cidade pouco verticalizada na época, com potencial para o crescimento imobiliário e com posição de destaque nas listas das mais importantes do interior do Brasil.

“Fiquei muito honrado ao saber deste título, que marca minha jornada nesta cidade, iniciada há 21 anos. Cheguei aqui com a certeza de que a Planeta cresceria muito em Sorocaba. E, na verdade, nossas expectativas foram superadas. A cidade que me recebeu tão bem hoje é a minha casa e agora, de forma solene, sou um cidadão sorocabano”, afirma Ricardo Guimarães.

Sandro Souza é natural de Alfenas (MG) e desde cedo dedicou-se a trabalhos operacionais relacionados ao agronegócio, com sua família. Formou-se engenheiro civil e passou a prestar serviços para a Planeta ainda em sua cidade-natal. Veio a Sorocaba para trabalhar e aqui se estabeleceu. Participou ativamente da migração da Planeta para Sorocaba, tornou-se sócio da empresa e hoje é o diretor executivo da construtora.

“Sempre acreditei no potencial de Sorocaba, uma terra muito próspera e com muito espaço para a construção civil avançar. É uma grande satisfação receber esta homenagem da Câmara Municipal, selando minha ‘cidadania’ sorocabana, com grande orgulho”, destaca Sandro Souza.

Sobre a Planeta

Fundada em 1998, a Construtora Planeta possui atuação na cidade de Sorocaba (SP) e conta com 56 empreendimentos entregues dentro do prazo e sempre com alta qualidade. É a construtora mais lembrada e querida pelos sorocabanos segundo a pesquisa Top of Mind, do Instituto Ipeso, e segundo o Instituto de Pesquisa Cruzeiro do Sul (Ipecs), da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), sediada em Sorocaba.

Destaca-se por iniciativas voltadas à tecnologia, sustentabilidade e inovação, além da causa socioambiental por meio do Instituto Planeta Social, braço da empresa que realiza ações em prol de entidades filantrópicas e de causa animal. Solidez, pioneirismo e inovação estão entre suas principais bandeiras.

Pelo quarto ano seguido, a Planeta é uma das 50 maiores construtoras do país, de acordo com o ranking 2023 da Intec do Brasil (Informações Técnicas da Construção).

Além disso, a empresa é líder de mercado em seu segmento na localidade onde tem suas operações, sendo responsável pela maior parte share da região de Sorocaba.

A Planeta ganhou o Prêmio de Produtividade 2021 da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc); é recomendada para a certificação da norma internacional ISO 9001:2015 e para o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) – Nível A; recebeu a certificação da Great Place to Work (GPTW), consultoria global que identifica organizações que criam bons ambientes para se trabalhar em todo o mundo; e conquistou o “Selo Casa Azul – Ouro” da Caixa Econômica Federal, que reconhece obras que promovem o uso racional de recursos naturais e pensam na melhoria da qualidade da habitação.

É, ainda, a construtora responsável pelo mais alto edifício do interior do Brasil, o Ícone Planeta, e pelo primeiro e maior complexo multiuso da região de Sorocaba, o Planeta Square Garden, além do mais luxuoso edifício da cidade, o Dijon.