Cotidiano

1 de julho de 2022

Grão-Mestre Geral do GOB visita a Fundação Ubaldino do Amaral

Bonifácio Guimarães participou de uma cerimônia na Câmara de Sorocaba, onde recebeu o título de cidadão

Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) recebeu na manhã desta quinta-feira (30) a visita do Soberano Irmão Múcio Bonifácio Guimarães, o Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil (GOB) e Jussane Guimarães, esposa do Grão-Mestre e presidente nacional da Frafem – Fraternidade Feminina. Eles foram recepcionados pelo diretor da FUA e Soberano de Honra do GOB, Laelso Rodrigues.

Na conversa, foi discutida a importância do Bicentenário do Grande Oriente do Brasil e seus trabalhos realizados. Jussane Guimarães, presidente da Frafem, falou sobre a história desta grande reunião de mulheres que “tem como objetivo auxiliar as lojas e os irmãos na prática da filantropia e na união da família maçônica, unindo e solidificando a família”.

A visita faz parte da comemoração dos 200 anos do Grande Oriente do Brasil. Bonifácio Guimarães explicou a importância da maçonaria para a sociedade, como uma instituição organizada por princípios consolidados e com a finalidade principal de melhorar a vida das pessoas. Ele destacou também os trabalhos realizados na cidade. “São muitos os trabalhos feitos em Sorocaba. Aqui é um verdadeiro laboratório social de muitas organizações maçônicas. Ressalto a nossa Loja Perseverança III, de bases sólidas, com a construção de trabalho social não somente na área educacional, mas também em assistência às famílias e apoio em organizações hospitalares”, disse.

O GOB foi fundado em 1822 e foi de extrema importância em momentos marcantes da história do país. “À época, no século 19, o cenário era de uma transição do Brasil Colônia e isso era discutido em templos maçônicos. Como a família real estava num processo de discussão interna, nossos maçons da época, foram “sustentáculos” para o resultado da permanência de Dom Pedro no país e resultou na Independência do Brasil”, conta.

Ao longo dos 200 anos de história, o GOB destacou-se tendo participação ativa em momentos cruciais da história do Brasil, como a abolição da escravatura, a Independência do Brasil e a Proclamação da República. Vale destacar também que os primeiros 40 anos da República foram de governos maçons, com pessoas que saíram de corporações militares. Hoje, o GOB possui 76 mil membros distribuídos em todas as unidades da Federação.

Programação do Grão-Mestre em Sorocaba

Ainda nesta quinta-feira (30), o Grão-Mestre recebeu o título de cidadão sorocabano da Câmara Municipal. “Eu recebo com muita honraria o título de cidadão sorocabano. Sorocaba é um modelo de desenvolvimento e de participação social bastante significativa em todo o Brasil, isso me enche de orgulho. Entendo que esta homenagem é também em função do Grande Oriente do Brasil, que nós estamos, neste momento, dirigindo. Fico profundamente agradecido aos vereadores e à população de Sorocaba”, disse Bonifácio Guimarães. (Da Redação) (Cruzeiro do Sul)