Cotidiano

16 de agosto de 2022

Inaugurado primeiro Espaço Maker da rede municipal de ensino de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), inaugurou o primeiro Espaço Maker (faça você mesmo) da rede municipal de ensino, na manhã desta segunda-feira (15), na E.M. Duljara Fernandes de Oliveira, no Jd. Santo Amaro, Zona Norte.

A solenidade de inauguração do novo espaço contou com a presença do secretário da Educação, Marcio Carrara, do diretor da escola, Alex Sandro Lucas dos Santos, da supervisora de Ensino da escola, Sol Silva Brito, das equipes gestoras da unidade escolar e da Sedu, além de professores e funcionários, pais e responsáveis dos alunos e os protagonistas dessa iniciativa, que são os próprios estudantes. Outros convidados também prestigiaram o evento, como o vereador Ítalo Moreira, André Santos, representando o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), e o coordenador do Programa de Pós-graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais da Universidade de Sorocaba (Uniso), Prof. Dr. Daniel Bertoli Gonçalves.

“A inauguração dessa sala é mais uma das iniciativas inovadoras que estamos vendo nas escolas da rede municipal e só estão sendo possível graças aos recursos obtidos com o Fundo Rotativo Escolar (FRE), que é gerido junto aos pais e responsáveis que formam a Associação de Pais e Mestres das escolas. Assim, os pais estão ajudando a administrar essa importante verba pública e a escolher onde aplicar, de acordo com a identidade escolar e as necessidades pedagógicas de cada unidade”, observa o secretário da Sedu.

O Espaço Maker, que faz parte do projeto pedagógico dessa unidade escolar, funciona como um laboratório de elaboração e produção de projetos, feitos pelos próprios alunos, onde eles têm à mão uma série de ferramentas e recursos, além da orientação de um monitor e são incentivados a usar a criatividade e colocar em prática suas ideias, utilizando, para isso, desde materiais mais simples e recicláveis até tecnologias mais avançadas.

“Estamos, neste momento, tornando realidade um sonho coletivo de toda a comunidade escolar. O Espaço Maker é mais um dos objetivos que discutimos e estabelecemos com a ajuda dos pais, em parceria com os gestores e funcionários da escola e será mais uma possibilidade para os alunos ampliarem seu conhecimento e exercerem sua criatividade”, diz o diretor da E.M. Duljara Fernandes de Oliveira.

Uma das mães, que integra a Associação de Pais e Mestres (APM) da escola, também fez questão de dar seu depoimento. “Eu sempre esperei da escola que fosse um lugar alegre e cheio de oportunidades de aprendizado para minhas duas filhas, que estudam aqui. Mas nem esperava que iríamos ver tantos avanços, em menos de um ano, e o secretário da Educação tantas vezes presente aqui e tão próximo dos pais e alunos da escola. Antes mesmo da inauguração do Espaço Maker, a escola recebeu os laboratórios de Ciências e Literário, que estão fazendo a diferença. Tenho a certeza de que esse novo laboratório também ajudará a desenvolver a imaginação e o conhecimento dos nossos filhos”, opina Sísera Ester Ribeiro de Lima.

A previsão da Sedu é que o Espaço Maker seja instalado em um total de 40 escolas do Ensino Fundamental da rede municipal, nos próximos meses. A E.M. “Duljara Fernandes de Oliveira” fica localizada na Rua Mobil Lopes de Oliveira, 51, no Jardim Santo Amaro.