Cotidiano

3 de agosto de 2022

Lousas digitais são instaladas nas salas de aula do município

Neste ano, foram implantadas 930 dessas lousas, necessárias para atender todas as 176 escolas da rede

Lousas digitais foram instaladas em escolas municipais de Sorocaba e estão sendo utilizadas nas aulas. Neste ano, foram implantadas 930 dessas lousas, necessárias para atender todas as 176 escolas da rede. De acordo com a prefeitura, em 2021 outras 47 já tinham sido colocadas em uso. As lousas digitais podem funcionar tanto com recursos on-line como off-line, em uma série de funcionalidades e ferramentas, como o software educacional QuadriBook, que permite, por exemplo, edições e o uso do pacote Microsoft Office.

Cinema para autistas

A Câmara Municipal de Sorocaba aprovou ontem (2), em segunda discussão, dois projetos de lei voltados à acessibilidade. Entre as matérias, está a proposta do vereador Péricles Régis (Podemos), que obriga as salas de cinemas a reservar, no mínimo, uma sessão mensal, sensorialmente adaptada, destinada a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Se a norma for aprovada, as sessões especiais não poderão exibir publicidades comerciais ou informes durante a exibição, bem como diminuir o volume do filme. Além disso, as luzes deverão permanecer levemente acessas e fica autorizada a entrada e saída da família na sala. As sessões deverão ser identificadas com o símbolo mundial do espectro autista (laço de quebra-cabeça) afixado na entrada da sala de exibição.

Cadeira de rodas

Também em primeira discussão, os vereadores aprovaram ontem a proposta que obriga as farmácias e drogarias de Sorocaba a disponibilizarem uma cadeira de rodas para uso dos seus clientes. As farmácias e drogarias teriam prazo de 90 dias para cumprir a norma, caso aprovada, sob pena de multas: R$ 5 mil na primeira autuação e R$ 10 mil na reincidência, podendo ocorrer a suspensão do alvará de funcionamento em caso de nova autuação.

Costura Criativa

O Fundo Social de Solidariedade de Cerquilho está com vagas abertas para o curso de Costura Criativa. Podem se inscrever adultos e adolescentes a partir dos 16 anos. No curso, que é gratuito e com vagas limitadas, será ensinada a técnica de canto mitrado para acabamento de toalhas e jogos americanos, kit pano de copa e bate mãos, avental feminino e masculino. Interessados devem se inscrever no Fundo Social de Solidariedade, localizado na rua José Maria Gonçalves, 540 – Cidade Jardim. Outras informações e detalhes sobre o curso podem ser obtidas pelo (15) 3384-5310.

Beauty Fair

A Prefeitura de Piedade, em parceria com o Sebrae, disponibiliza transporte para a 17ª Feira Internacional de Beleza Profissional Beauty Fair, no dia 4 de setembro. A saída acontece às 7h, no Sebrae Aqui Piedade, localizado na rua Benjamin Constant, 336, Centro. O retorno está previsto para às 19h. A inscrição é gratuita e deve ser feita presencialmente no Sebrae Aqui Piedade. É necessária a apresentação de documento pessoal com foto e CNPJ. O evento é destinado aos profissionais do setor da beleza e acontece de 3 a 6 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Dengue preocupa

A Câmara de Votorantim realizará um encontro, na sexta-feira (5), a partir das 9h, no Plenário, para discutir os casos de dengue na cidade. Aberto à participação popular, na reunião será apresentado um diagnóstico da doença em Votorantim e a quantidade de casos registrados até o momento. A iniciativa é do vereador Rogério Lima (PP) e surgiu depois que o parlamentar conversou com alguns profissionais da saúde e ouviu relatos do aumento de contaminados pela doença. A ideia é envolver todos os setores do governo para implantar ações com o objetivo de conter o avanço da dengue. (Cruzeiro do Sul)