Cotidiano

27 de julho de 2022

Ministério do Trabalho autuou empresa que não pagou vigias

Outras questões foram levantadas como a falta de pagamento integral e atraso de vale-refeição

A empresa SM Service System Terceirizados Ltda., contratada pela Prefeitura de Sorocaba para gerenciar o trabalho dos vigias nas escolas municipais, foi fiscalizada pelo Ministério do Trabalho e Previdência devido às irregularidades apontadas por funcionários. A ação ocorreu na última sexta-feira (22), após denúncia pública noticiada pelo jornal Cruzeiro do Sul.

De acordo com o Ministério, a empresa recebeu 10 autuações, sendo três relacionadas aos vigias das unidade educacionais. Os processos do órgão contra a entidade ainda estão em andamento. Conforme o levantamento feito, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de 1.270 funcionários da SM Service está atrasado. Deste número, 200 são de funcionários que fazem a segurança das escolas.

Outras questões foram levantadas como a falta de pagamento integral e atraso de vale-refeição, jornada de trabalho superior a 12 horas diárias, bem como constante atraso de pagamento de salários. Além disso, a empresa também tem atrasado o pagamento de R$ 136 para cada empregado a título de cesta básica de alimentação.

José Urubatan Carvalho Vieira, chefe regional da Fiscalização do Trabalho, informou que a fiscalização foi designada por Márcia Maria Rodrigues Ribera, auditora federal do Trabalho. O Ministério Público do Trabalho também recebeu, em 20 de julho, denúncia sobre atrasos salariais e ausência do pagamento de verbas rescisórias de trabalhadores demitidos. (Wilma Antunes)