Cotidiano

1 de março de 2023

Novos conselheiros e diretoria do Conselho Municipal de Política Cultural de Sorocaba tomam posse

O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) de Sorocaba realizou, no Chalé Francês, nesta terça-feira (28), a cerimônia de posse dos conselheiros que atuarão no órgão durante o biênio 2023/2025, bem como a definição da nova Mesa Diretora. O ato foi conduzido pelo secretário de Cultura (Secult), Luiz Antonio Zamuner.

Vinculado à Secult, o Conselho Municipal de Política Cultural é uma instância colegiada permanente, de caráter consultivo e deliberativo, integrante da estrutura político-administrativa do Poder Executivo, constituído por membros do Poder Público e da sociedade civil.

A presidência do CMPC está a cargo do próprio secretário da pasta, que tem Vinicius Moglia Formes, como vice-presidente, e Arley Lima Santos, como secretário do Conselho, ambos indicados por meio de votação aberta entre os novos membros.

As cadeiras das Câmaras Temáticas foram preenchidas, por meio de votação popular on-line realizada nos últimos dias 30 e 31 de janeiro, da seguinte forma: Artes Cênicas; Associações, Coletivos ou Corporativos; Cultura Digital, Artes Visuais e Audiovisuais; Livros, Leitura e Literatura; Economia Criativa; Música; e Profissionais e Produtores Culturais.

“O mais importante nessa união, entre Gestão Pública e sociedade civil, é lutar pelo melhor para a Cultura em nosso município. Todos nós trabalhamos em prol da população dentro do cenário cultural e artístico, contando, sempre, com o apoio dos membros do Conselho Municipal para auxiliar o Poder Público nos importantes trabalhos que serão realizados”, declarou o secretário da Secult.

Os representantes do Poder Público que compõem o CMPC são: Luiz Antônio Zamuner (presidente), Vinicius Moglia Formes (vice-presidente), Arley Lima Santos (secretário), Janaína Oliveira Santos, Melquisedeque Luiz da Silva, Andrei Gonsales Antonelli e Felipe Pinheiro.

Já, os representantes da sociedade civil, que tomaram posse durante o ato, são: Marcelo Augusto Rufino de Melo, Rubens Machado de Oliveira, Rosângela Simaglia Dueñas, Heitor Edson de Souza, Mário Rafael Pérsico, Geane Aparecida de Paula, Teresa Margarete Baddini, Humberto Fraga Silveira, Alberto Streb, Maíra Brançam Sfeir, Cleiner Micceno, Claudemir Theodoro, Marcelo Pereira do Nascimento, Matilde Santos, Valdir Paezani, Agostinho Pinese Neto, Maira Leão, Vitor Canassa, Luciano Viana De Carvalho e Antônio Carlos Rubinato.

“A eleição de um novo Conselho reúne opiniões diferentes e complementares, que caminham para a mesma direção, que é defender as melhores escolhas dentro da área para aprimorar os trabalhos e entregar excelentes resultados no meio cultural. Tenho a certeza de que todos farão um ótimo trabalho”, declarou o vice-presidente, Vinicius Moglia Formes.

Entre as principais atribuições do Conselho, estão: propor e aprovar, a partir das decisões tomadas nas conferências, as diretrizes gerais do Plano de Cultura e acompanhar sua execução; apreciar e aprovar as diretrizes gerais do Sistema de Financiamento à Cultura e checar o funcionamento dos seus instrumentos, em especial o Fundo de Cultura; além de fiscalizar a aplicação dos recursos recebidos decorrentes das transferências federativas.