Cotidiano

28 de março de 2023

Páscoa 2023: Ovos de Páscoa tradicionais dão espaço para variedade de produtos com chocolate

Com as parreiras de ovos de Páscoa menores, o setor varejista aposta em outras opções de produtos para atrair os consumidores com a mesma qualidade a um preço justo.

Segundo levantamento realizado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), a previsão é de um crescimento de 5% nas vendas da Páscoa 2023.

Já o Instituto Kantar prevê a manutenção da tendência do aumento de consumo de ovos de chocolate, sendo o destaque para itens artesanais, cujo levantamento indica que os ovos artesanais já representam quase a metade do volume consumido pelos brasileiros.

De olho na tendência, além dos ovos industrializados, a empresária Juliana Zaia, proprietária da unidade da Rede Bom Lugar Supermercados, localizada no Jardim São Guilherme, zona norte de Sorocaba/SP, disponibilizou produtos artesanais pela primeira vez na Páscoa 2022 e segue com a proposta de personalização para este ano.

“As pessoas preferem mais ovos artesanais por ter mais chocolate. Estamos trabalhando com produção própria, desde a casca de chocolate até os recheios totalmente artesanais. Então a pessoa consegue personalizar o ovo de acordo com o que ela gosta”, explica.

Como complemento, também será disponibilizada a possibilidade de adquirir cestas de Páscoa. “Temos percebido que o cliente tem procurado menos pelo ovo industrializado, que tem ficado cada vez mais caro. Hoje, as vendas são concentradas mais pelas crianças, que não abrem mão dos ovos com personagens, porque os adultos acabam preferindo barras de chocolate, caixas de bombom, entre outras opções que acabam vindo mais chocolate”, explica.

Boas expectativas para o setor varejista

Embora tímida, a expectativa é superar as vendas do ano passado. “Esperamos que as vendas sejam um pouco melhores, mesmo com o aumento do preço dos chocolates em geral, o que acaba resultando em um custo maior para o consumidor final”, diz.

Para atingir o objetivo, Juliana aposta que as vendas tendem a aumentar perto da Páscoa e até mesmo depois. “Muitas pessoas deixam para comprar os ovos depois da Páscoa, porque sabem que sempre tem promoção. Então tendo diversas opções à disposição, atingimos nosso objetivo de fazer com que todos consigam aproveitar com opções que cabem no bolso”, finaliza.