Cotidiano

19 de julho de 2022

Polícia Federal cumpre mandados em Sorocaba durante operação

A ação mira uma quadrilha suspeita de enviar drogas ao exterior por meio de voos que partiam do Aeroporto de Guarulhos

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (19) uma operação contra o crime organizado e tráfico internacional de drogas em Sorocaba, São Paulo, Guarulhos e Praia Grande. Na ação, denominada Bulk*, são cumpridos 23 mandados de prisão preventiva e 24 de busca e apreensão, totalizando 47, nas quatro cidades. Também é cumprida uma ordem judicial em Portugal, por meio de cooperação entre a PF e a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). A investigação mira uma quadrilha suspeita de inserir cocaína em voos que partiam do Aeroporto Internacional de Guarulhos. 

A operação ainda visa o sequestro de todos os imóveis e veículos do grupo, bem como dos valores depositados em contas bancárias e aplicações financeiras em nome dos investigados. O valor total dos recursos chega a aproximadamente R$ 53 milhões. 

Segundo a PF, a organização criminosa enviava drogas para o exterior a partir do Aeroporto de Guarulhos. Para isso, contava com a ajuda de funcionários e prestadores de serviço do local para introduzir carregamentos de cocaína dentro de aviões comerciais. Eram escolhidas aeronaves responsáveis por voos regulares a países estrangeiros. 

Para conseguir efetivar os crimes, o bando se organizava por meio da divisão de tarefas e responsabilidades. De acordo com a PF, existia uma coordenação hierárquica atuante na parte externa do aeroporto. Os investigados encarregados dessa função adquiriam e armazenavam grandes quantidades de cocaína. Além disso, realizavam a negociação em relação à quantidade, destino, especificação de voos e demais tratativas com os destinatários do entorpecente no exterior. Eles também são apontados como proprietários da droga.

Os acusados serão indiciados pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. As penas para esses crimes variam de dez a 25 anos de prisão. O nome da ação desta terça (19) faz alusão a um dos compartimentos de carga de aeronaves comerciais de longo curso, chamado de bulk cargo.  Essa parte fica no porão dos aviões, próxima à região traseira. 

Investigação

A investigação começou em 2021. Durante o período de apuração, foram apreendidos 887,5 quilos de cocaína, em nove ações. Três ocorreram em Guarulhos, em São Paulo; duas em Lisboa, em Portugal; uma em Frankfurt, na Alemanha; e três em Amsterdã, na Holanda. (Da Redação) (Cruzeiro do Sul)