Cotidiano

6 de junho de 2023

Prefeitura de Sorocaba inaugura novas instalações da Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização (Efae) da GCM

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), inaugurou as novas instalações da Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização (Efae) da Guarda Civil Municipal (GCM), nesta segunda-feira (5). O espaço, localizado na Rua Gustavo Ângelo Alvarenga, 634, Jardim Ana Maria, foi totalmente revitalizado e passa a contar com instalações modernas e adequadas para o treinamento de guardas civis municipais de Sorocaba, bem como de outras cidades da Região Metropolitana (RMS).

A unidade da Efae, que funciona em um imóvel municipal, o qual, no passado, abrigou uma escola pública, recebeu reforma geral e novos equipamentos e mobiliários, adquiridos pela atual Administração Municipal, para equipar salas de aula, de administração e coordenadoria, vestiários, alojamento e quadra poliesportiva.

“Esse local ficou abandonado por muito tempo. Agora, é um espaço completo e equipado, destinado a formar guardas civis municipais que atuarão em toda a região. Isso muito nos orgulha, pois será um local de cooperação mútua e troca de experiências entre a GCM e outras forças de segurança pública que atuam, sempre de maneira integrada, em defesa dos cidadãos de bem”, destacou o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, pouco antes de descerrar a placa inaugural da sede da Efae.

A data marcou, ainda, o início das aulas do curso de formação de 38 GCMs para atuar nas cidades de Pilar do Sul, Capela do Alto, Salto de Pirapora e Iperó, mediante convênio assinado com as Prefeituras dessas localidades. Serão 800 horas de aulas, ao longo de seis meses, de ensinamento técnico-profissional necessário ao exercício do ofício de guarda civil.

“Sorocaba, cada vez mais, torna-se referência na Região Metropolitana, em termos de formação de GCMs. Esses profissionais participarão, inclusive, de estágio em plantões da Polícia Civil e, depois de formados, farão toda diferença nas suas respectivas cidades de atuação”, comentou o secretário da Sesu de Sorocaba, Alexandre Caixeiro.

A GCM e a Efae

A GCM de Sorocaba está fundamentada nos princípios éticos das boas normas de conduta, da hierarquia e da disciplina, e foi criada e instituída pela Lei Municipal Nº 2.626, de 4 de dezembro de 1987, nela já prevendo a criação do seu Regulamento Disciplinar e da estrutura administrativa e operacional de sua Escola de Formação.

“Segundo o regimento interno da GCM, é principio fundamental da Efae, dentre outros, a formação acadêmica com primazia e zelo, além do berço da boa e ilibada norma de conduta da Corporação. A Efae começou em 2003, como escola de formação, mas, antes disso, já atuava como Núcleo de Capacitação Técnica. Agora, estabelece-se como uma verdadeira Academia Metropolitana de Guardas Civis, conveniada à Polícia Federal e com respaldo de todas as demais forças policiais”, apontou o diretor e coordenador da Efae, GCM Benedito Zanin.

A Efae segue, desde março de 2011, com a adoção de um modelo moderno de ensino em Polícia Administrativa de Aproximação e Proteção Comunitária, com corpo docente composto por instrutores próprios e de convidados, cada qual com excelência de conhecimento e notório saber na disciplina que ministra. “O que se conquista, agora, a partir da consolidação da Efae, dentre outros benefícios, é a padronização na formação da Guarda, que passa a contar com instrutores da própria GCM”, explica o comandante-geral da GCM de Sorocaba, Davi Dutra.

Mais do que isso, além dos cursos pertinentes à ascensão na carreira, a Efae conta, ainda, com o Estágio Anual de Aperfeiçoamento Profissional, que consiste na capacitação continuada de 80 horas/aulas. Dessa forma, todo o efetivo é atualizado em matérias de legislação, administrativa, operacional e de táticas especializadas, que surgem, ou se renovam, a cada ano, com a evolução técnica da profissão.

Tanto é que a Efae adaptou as matérias dos currículos dos respectivos cursos à moderna tecnologia dos recursos de Inteligência Policial Eletrônica. “Os instrutores são agentes multiplicadores da nova realidade técnica em se fazer segurança pública voltada à proteção municipal. É a modernidade ao alcance do conhecimento de todos os agentes guardas civis”, complementa o diretor e coordenador da Efae.

Incluem-se nessa nova realidade: a estatística e o mapeamento estratégico; o registro eletrônico de ocorrências; o monitoramento de viaturas por Sistema de Posicionamento Global – GPS; os pilotos operadores de veículos aéreos não tripulados (drones); a operação de câmeras de videomonitoramento; o monitoramento das instalações e prédios públicos, via câmeras e sensores de alarmes de presença; o monitoramento por aplicativos de segurança, disponibilizados às vítimas de violência doméstica, por exemplo, e o atendimento telefônico de emergência 153 e 199.

Homenagens e autoridades presentes

Durante a inauguração das novas instalações da Efae, a GCM realizou a entrega de honraria (barretas comemorativas) a 16 integrantes da Corporação, que somam 30 anos de serviços prestados à cidade nessa função. O ato contou com a participação da Banda Regimental do Comando de Policiamento do Interior-7 (CPI-7), da Polícia Militar (PM).

Dentre as autoridades, prestigiaram o evento: a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba, Sirlange Frate Maganhato; os secretários municipais de Sorocaba Alexandre Caixeiro (Sesu), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas – Serim) e Fernanda Burattini (Comunicação – Secom); o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; os vereadores de Sorocaba Luís Santos e Fábio Simoa; o deputado federal Carlos Alberto da Cunha; o deputado estadual Vitão do Cachorrão; os prefeitos da região Matheus Marum (Salto de Pirapora) e Marquinho da Autoescola (Pilar do Sul); os vereadores Aloísio Oliveira (Capela do Alto), Maria de Fátima (Pilar do Sul), Cláudia Maria (Pilar do Sul) e Cristiano Braga (Salto de Pirapora); o Tenente-coronel Sidney Vieira, Comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar de Sorocaba; o Subtenente Maguinaldo Lima Barbosa, do Tiro de Guerra de Sorocaba; o delegado seccional de Sorocaba, José Urban Filho; o delegado divisionário Rodrigo Ayres, do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – 7 (Deinter-7); o delegado federal Márcio Magno e Alessandra Silveira, titular da Delegacia da Mulher (DDM) de Sorocaba.

Também participaram os secretários de Segurança da região Luciano Alves (Boituva), Agrício Bortotti (Angatuba) e Anderson Luiz (Pilar do Sul); o diretor do Departamento de Segurança de Capela do alto, Nivaldo Daguano; Renê Calazan, representando o deputado estadual Danilo Balas; a Sargento Nilce, em nome do deputado federal Coronel Telhada e do deputado estadual Capitão Telhada; os representantes dos Conselhos de Segurança Comunitária (Conseg) de Sorocaba Vera Helena Oliva de Morais (Leste/Oeste) e Earle José Fernandes (Sul); o presidente do Conselho Tutelar Oeste, Júlio Almeida Prado, e o vice-presidente da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), Nilton Cesar Junior, além de integrantes das Guardas Civis Municipais das cidades de Angatuba, Boituva, Buri, Guareí, Itapeva, Itu, Mairinque, Salto de Pirapora, Tatuí e Votorantim.

“O distinto público que participou do evento, com representantes de instituições de várias cidades da região, mostra o respeito pela GCM de Sorocaba e a abrangência que a atuação da Efae exerce. E o reconhecimento também vem por parte da atual Gestão Municipal, viabilizando o Plano de Carreira e o novo Concurso de Ingressos na GCM, além de investimentos em melhorias na frota, equipamentos e instalações da Corporação, tudo ao encontro dos projetos previstos no Plano de Governo que está em vigência”, finalizou o secretário da Sesu de Sorocaba.