Cotidiano

24 de agosto de 2022

Prefeitura reúne secretarias envolvidas na aprovação de projetos do programa “Adote Sorocaba”

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Governo (Segov), reuniu, nesta terça-feira, representantes de todas as áreas envolvidas na aprovação de projetos do programa “Adote Sorocaba”. O programa, que foi elaborado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), oferece a oportunidade para que toda pessoa, tanto física quanto jurídica, possa contribuir para a conservação e manutenção de espaços públicos, tais como parques e praças.

Além da Sema, outras secretarias estão envolvidas no programa, sendo elas: Secretaria de Mobilidade (Semob), Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (Seurb), Secretaria de Gabinete Central (SGC), Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria de Governo (Segov), além do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) Sorocaba e da Urbes – Trânsito e Transportes.

Viabilizado pela Lei Municipal nº 12.494, de 13 de janeiro de 2022, por meio do programa podem ser adotados espaços públicos, como parques, chafarizes, praças, quadras e centros esportivos, academias ao ar livre, canteiros, vias públicas, museus, bibliotecas, monumentos, entre outros equipamentos de valor cultural, além de Ecopontos e outras áreas.

A reunião foi importante para definir o fluxo de trabalho das ações do “Adote Sorocaba” e também foi estabelecida uma Comissão de avaliação dos projetos, com integrantes de cada uma das pastas participantes. “O Adote Sorocaba é um excelente projeto em que toda pessoa que desejar poderá ser responsável pela manutenção e zeladoria de um espaço público, tornando a cidade um ambiente lindo de se viver, além da divulgação dos patrocinadores da reforma ou revitalização do local”, afirma o secretário de Governo e do Gabinete Central, João Alberto Corrêa Maia.

Estiveram presentes na reunião os secretários João Alberto Corrêa Maia (Segov e SGC), Darwin José de Almeida Rosa (Serpo), Carlos Eduardo Paschoini (Semob) e Tiago da Guia Oliveira (Sehab), mais o presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto, o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow, e o auditor-geral do Município, Leonardo Domingues Nascimento. Também estiverem presentes os diretores Glauco Fogaça (Planejamento e Projetos – Saae); Fernanda Marcondes (Seurb) e Paulo Bonilha (Sema), além do coordenador de projetos governamentais da Segov, Cristiano Vaz; a coordenadora administrativa da Segov, Márcia Cristina de Lima, e a chefe de seção da Segov, Aline Honório.