Cotidiano

18 de agosto de 2022

Professores da rede municipal participam de formação do projeto “Lugares de Ler”

Como parte do projeto “Lugares de Ler”, os professores da rede municipal que integram a ação, participaram, nesta quarta-feira (17), de uma formação sobre as atividades desenvolvidas nessa iniciativa. Realizado no Centro de Referência em Educação (CRE), o encontro abordou métodos para contação de histórias, utilizando arte e outras estratégias que auxiliam na mediação da leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

O encontro formativo foi conduzido pela orientadora pedagógica da rede Priscila Borges, que também atua como contadora de histórias. A profissional compartilhou experiências importantes para o desenvolvimento do projeto junto às crianças das unidades de educação. Para complementar a formação, ela presenteou os professores com uma contação repleta de encanto, sobre o livro “A caligrafia de Dona Sofia”, do autor André Neves.

“É uma alegria participar deste momento tão rico. O orientador pedagógico tem um trabalho de extrema importância dentro do ambiente escolar, que deve ser exercido em conjunto com o professor e a partilha de conhecimentos é essencial”, afirma a orientadora Priscila.

“Este é um projeto de imenso valor e todos os envolvidos sabem que a leitura é essencial para a formação das nossas crianças. Os encontros contínuos para formações nessa área são realizados com a intenção de fomentar, ainda mais, o estímulo à leitura, além de oferecer meios e ideias de boas práticas aos professores que desenvolvem a atividade em suas unidades”, ressaltou a gestora de Desenvolvimento Educacional Izaura Mendes Rosa Maganhato, responsável pelo projeto.

Além do estudo teórico, o curso oferecido pela Sedu proporcionou um momento de musicalização aos educadores, organizado pela professora e contadora de histórias, Leila Chinelatto. Os educadores puderam aprender músicas que contribuem para um momento de leitura prazeroso, como “Pom Pom Pom”, para crianças até três anos, e “Cantemos Felizes”, para todo o público infantil.

“Foi um momento muito envolvente, pois percebemos que as ações estão realmente impactando os estudantes, desde os bebês até as crianças maiores”, destaca Leila. “São ações cujo efeito tão positivo já estamos vendo dentro das escolas. O objetivo é fazer de Sorocaba uma cidade de leitores”, ela completa.