A Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias da Saúde (SES) e da Educação (Sedu), promoveu, na quinta-feira (23), um encontro entre os 33 coordenadores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e mais de 150 diretores das escolas municipais para a apresentação do Ciclo 2023/24 do Programa Saúde na Escola (PSE).
O PSE é política intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, que foi instituída em 2007, e tem como objetivo promover a saúde e a qualidade de vida dos estudantes da rede pública de ensino. Para tanto, são elaboradas ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. “Neste ciclo, será dada ênfase nas ações de verificação da situação vacinal dos alunos, conscientização e promoção da imunização”, explica o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.
Durante o encontro, representantes da SES destacaram a importância da cobertura vacinal para a prevenção de diversas doenças e ressaltaram igualmente a importância da busca ativa, que consiste em identificar e atender alunos que não foram imunizados por quaisquer razões, além de conscientizar os pais e responsáveis sobre a relevância da vacinação.
As ações incluirão a realização de avaliação da cobertura vacinal entre os alunos da rede municipal e atividades sensibilizadoras, para que os pais ou responsáveis levem as crianças que não receberam as vacinas necessárias até as UBSs de referência. Essas atividades também se estenderão às escolas particulares do município.
A parceria com as escolas é fundamental para o sucesso do programa, já que as unidades de ensino são pontos estratégicos para a promoção da saúde. “O trabalho em conjunto entre a comunidade escolar e as equipes de saúde das UBSs será essencial para garantir a cobertura vacinal em Sorocaba”, conclui o secretário da Educação, Marcio Carrara.