Cotidiano

24 de agosto de 2022

Projeto da Ofebas, “Continuar a Viver”, orienta famílias enlutadas sobre defesa e garantia de direitos

A Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas) tem como missão proporcionar acolhimento às famílias enlutadas através de atendimento humanizado e de excelência. Mas não para por aí. A Ofebas também busca promover ações socioassistenciais visando à garantia de direitos de munícipes e de instituições sociais de Sorocaba e Votorantim. Nesse contexto, um dos projetos de destaque da organização é o Continuar a Viver, conduzido pelo serviço social e voltado a famílias de baixa renda.

Por meio desse projeto, a Ofebas orienta as famílias enlutadas sobre a defesa e a garantia de direitos, com encaminhamentos para as redes de serviço, além de fornecer todo o apoio funerário às pessoas socialmente vulneráveis que tiveram um familiar falecido

“Nós procuramos fortalecer a autonomia de quem ficou após a perda do ente querido. Muitas vezes, o núcleo familiar perdeu o provedor da renda da casa. Isso cria um sentimento de desorientação sobre ‘o que devem fazer e como proceder’, por exemplo. O projeto aponta, então, quais são os próximos passos para que quem ficou possa continuar a vida”, esclarece a assistente social Christiane Moura.

Durante o atendimento com o serviço social da Ofebas são identificadas demandas variadas. Nesse momento, a assistente social presta assessoramento às famílias, podendo ser orientações sobre benefícios e direitos relacionados à saúde, direito previdenciário, ações jurídicas e de assistência social e, quando necessário, realiza encaminhamentos para órgãos em geral, assim como para primeiro emprego, estágio, apoio psicológico e emissão de documentos.

“Sabemos que o luto é um momento bem difícil para toda a família. E a nossa missão vai muito além de prestar as últimas homenagens ao ente querido. O nosso objetivo também é cuidar e acolher quem ficou, orientando e conduzindo a vida dessas pessoas”, enfatiza Patrícia Peixoto, gerente geral da Ofebas.