Cotidiano

24 de agosto de 2022

Rede municipal de ensino realiza exposições de trabalhos dos alunos em alusão aos 368 anos de Sorocaba

O aniversário de Sorocaba (15 de agosto) foi também uma oportunidade para que os alunos da rede municipal de ensino pudessem aprender um pouco mais sobre a história e a cultura do nosso município. Esse conteúdo foi bastante trabalhado nas salas de aula e resultou na exposição de trabalhos artísticos feitos pelos estudantes.

Na E.M. Quinzinho de Barros, na Vila Hortência, Zona Leste, as turmas do 4º ano desenvolveram, ao longo de vários dias, uma série de atividades pedagógicas acerca da temática.
Com os recursos das linguagens da fotografia e filme, as crianças puderam conhecer Sorocaba, desde o início de sua construção até os dias atuais, percebendo a linha do tempo histórica e social.

As professoras Michele, Fátima, Daniele, Jeanne e Mirian perceberam grande interesse pelo assunto e, partindo da curiosidade demonstrada pelos alunos, propuseram a elaboração e a construção de maquetes, para finalizar a sequência didática de atividades e culminar em uma exposição na unidade escolar. Posteriormente, os trabalhos também foram expostos no Centro de Referência em Educação (CRE).

O resultado foi surpreendente. “A qualidade dos trabalhos desenvolvidos deixa transparecer, não apenas a dedicação das professoras e dos alunos, mas também a relevância de envolver as famílias em uma ação, como essa, que extrapola o espaço das salas de aula e encanta todos que têm a oportunidade de conhecer os trabalhos expostos aqui, no CRE”, avalia o secretário da Educação (Sedu), Marcio Carrara.

A proposta feita aos estudantes foi que as maquetes representassem algum monumento histórico ou algum ponto turístico da cidade. A partir daí, os trabalhos foram elaborados por grupos de alunos, com o auxílio e supervisão das famílias. “Essa parceria foi de extrema importância no processo de confecção das maquetes e as crianças, por sua vez, logo se mostraram empenhadas na realização da tarefa”, destaca a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Izaura Mendes Rosa Maganhato.

As professoras ficaram muito satisfeitas com o desenvolvimento da atividade e com os objetivos atingidos, pois, além de ser uma ótima oportunidade de realizar uma atividade em família, momentos que fazem toda a diferença para a construção da base familiar, os participantes puderam se envolver e se comprometer com as atividades escolares, com o hábito de estudo e, ainda, participar de uma singela homenagem artístico-pedagógica à cidade.

Foram utilizadas e mescladas diferentes técnicas de expressão artística para se chegar ao resultado desejado, tais como pintura, modelagem e colagem, por meio de técnicas convencionais e não convencionais, fazendo o uso sustentável de materiais e instrumentos, bem como a exploração da noção de espaço público e privado, a identificação desses espaços e serviços existentes na cidade e suas respectivas funções.

“Os grupos de alunos também puderam explorar as relações entre o passado e o presente, a noção de permanência, as transformações sociais e culturais na trajetória da cidade, ao longo do tempo, as interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente, e reconhecendo a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço”, descreve a orientadora pedagógica da escola”, Priscila Borges Ribeiro Oliveira.

Quem desejar ver esses trabalhos de perto pode conferi-los no Espaço Cultural da Secretaria da Educação, localizado no Centro de Referência em Educação, que fica na Rua Artur Caldini, 211, no Jardim Saira.

Alunos do 1º ao 5º anos da E.M. Prof.ª Lea Edy Alonso Saliba, no bairro Lopes de Oliveira, Zona Norte, também realizaram trabalhos artísticos, em alusão ao aniversário de Sorocaba e para representar a evolução da cidade ao longo de seus 368 anos de existência. Além dos desenhos e pinturas, produzidos por algumas turmas, a principal técnica escolhida foi a maquete. Entre elas, os aviões feitos a partir dos kits de robótica que entusiasmaram os alunos. “Várias professoras relataram, inclusive, que o trabalho realizado ajudou na concentração dos alunos em sala de aula”, relata a coordenadora pedagógica da escola, Mary Hebling de Lima.

Os estudantes passaram cerca de um mês envolvidos com o projeto e discutindo, em sala de aula, sobre os vários aspectos do desenvolvimento do município: da implantação e evolução da indústria até a preservação dos rios; da Estrada de Ferro à construção das primeiras vilas operárias; incluindo, ainda, cartões postais do município, tais como a Catedral Metropolitana e o Paço Municipal.

Após tanto empenho e bons resultados, a escola decidiu colocar os trabalhos em exposição nos seus espaços internos, para que todos os aproximadamente 920 estudantes dessa unidade escolar e também os pais e responsáveis possam apreciar as artes realizadas.

“Eles mesmos estão encantados com o resultado, que foi muito além da expectativa. E, com as visitas dos pais, vemos que se sentem orgulhosos de ver o desenvolvimento dos filhos. Alguns se dispuseram também a ajudar a montar as mesas onde estão expostos os trabalhos”, ressalta a coordenadora pedagógica.

“Em ambas as exposições, no CRE e na E.M. Prof.ª Lea Edy Alonso Saliba, é possível perceber que, além do êxito em contar sobre aspectos essenciais da história de Sorocaba, elas também acabam revelando muito sobre os processos de ensino e aprendizagem dos alunos, apontando para uma evolução muito importante”, finaliza o secretário Marcio Carrara.