Cotidiano

28 de julho de 2022

Sesc Sorocaba promove ciclo de debates sobre feminismos e lesbianidades

Evento on-line é gratuito e direcionado a pessoas de todas as idades 

O canal do YouTube do Sesc Sorocaba transmite ao vivo nos dias 2, 3 e 4/8às 19h30, o Ciclo Feminismos e Lesbianidades em Movimento: a visibilidade como lugar. Ao unir militância, ativismo e pesquisa, o evento objetiva iniciar o Mês de Visibilidade Lésbica reunindo, em três momentos, mulheres em suas diversas abordagens, dialogando sobre negritude, mulheridades, feminismos, relações de gênero e sexualidade, a partir de seus múltiplos trânsitos entre academia e movimentos sociais.  

A proposta deste ciclo de debates se fundamenta em um conjunto de artigos publicados no volume 3 da Revista Estudos Feministas (REF), um periódico quadrimestral da Universidade Federal de Santa Catarina. O evento é organizado pelas professoras Daniela Auad (UFJF e UFSCar-So) e Cláudia Regina Lahni (UFJF), respectivamente, dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) e em Estudos da Condição Humana (PPGECH), em parceria com o Sesc Sorocaba. Confira a programação: 

Dia 2/8, terça

Topografias Feministas: a visibilidade como lugar

Com Heliana Hemetério dos Santos, historiadora e pós-graduada em gênero e raça, Ana Luisa Cordeiro, professora permanente no programa de pós-graduação em educação da UFMT e J. Lo Borges, artista convidada 

A mesa aborda as mulheres LBT e negras em movimento, no panorama das lutas cotidianas pelo direito de ser, estar e amar. Nesse cenário, serão debatidas as estratégias de resistência sob a perspectiva do “não-lugar social”, dos deslocamentos para sobreviver e vicejar, assim como os fatores interferentes no acesso e na permanência das mulheres em variados espaços, como a universidade e os movimentos sociais.  

 Abertura e coordenação da mesa: Daniela Auad, professora associada da UFJF e da UFSCar. 

Dia 3/8, quarta

O ritmo e a poesia das lutas sociais em movimento

Com Viviane Mendonça, psicóloga e professora da UFSCar, Nadia Nogueira, professora e cientista social e Luana Hansen, artista convidada 

Neste encontro, serão discutidas as possibilidades de resistência que estão presentes no âmbito das artes e das culturas populares. O debate se pautará nos estudos feministas contemporâneos no contexto de ascensão da extrema direita e da articulação entre conservadorismo e neoliberalismo. De modo específico, discutirá as demandas de redes e de novos modos de expressão de luta e de existência de mulheres, negras e lésbicas, que sejam politicamente e estrategicamente assentados nos territórios urbanos. 

• Coordenação da mesa: Kelen Leite, cientista social e docente da UFSCar. 

Dia 4/8, quinta

A ginga contra hegemônica da visibilidade como lugar

Com Janja Araújo, professora do departamento de estudos de gênero e feminismo da UFB, Zuleide Paiva, professora do mestrado profissional em educação e diversidade da UNEB e Janaína Silva, artista convidada 

A mesa assume a experiência como ponto de partida da produção do conhecimento e reflete fios teóricos das correntes políticas do pensamento lésbico produzidos no ocidente como um bem público, elemento estruturante das políticas que informa a sociedade a existência de outras formas possíveis de organizar a vida fora da heterossexualidade obrigatória, confrontando assim a política da invisibilidade. 

 Encerramento e coordenação da mesa: Cláudia Lahni, lésbica feminista e professora titular da faculdade de comunicação da UFJF.    

SERVIÇO 

Ciclo Feminismos e Lesbianidades em Movimento: a visibilidade como lugar 

Dias 2, 3 e 4/8, terça a quinta, às 19h30. 

Grátis. Livre. 

Transmissão: youtube.com/sescsorocaba 

Sesc Sorocaba?? 

Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade.?? 

Recomendam o uso de máscara nas dependências da unidade.?? 

+ informações

facebook.com/sescsorocaba 

instagram.com/sescsorocaba 
twitter.com/sescsorocaba 

sescsp.org.br/sorocaba