Sorocaba teve um início de ano bastante animador, em relação à geração de empregos. O fechamento de janeiro traz um resultado com desempenho positivo na criação de novos postos de trabalho.
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o município sorocabano apresentou um saldo de 595 empregos com carteira assinada em janeiro. Houve 10.307 admissões ante 9.712 desligamentos.
O setor que mais empregou foi o da indústria, com saldo positivo de 697, seguido de serviços, com 280 e da construção, com 49. “São áreas importantes, que vêm tendo destaque na geração de empregos e renda. Fruto de um início de ano com a economia aquecida, além da ampliação de contratações nas fábricas de profissionais cada vez mais bem qualificados”, salienta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Paulo Henrique Marcelo.
O saldo positivo de empregos em Sorocaba ficou à frente, até mesmo, de cidades de maior ou igual porte, como São José dos Campos (465), São Bernardo do Campo (-68), São Caetano do Sul (475), Jundiaí (-51), Ribeirão Preto (-361) e Osasco (-275).
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) tem contribuído muito para esse resultado positivo, fazendo a ponte entre a procura por emprego e a oferta de vagas em setores variados. “São diversas oportunidades, tanto na área de serviços, da indústria, do comércio, entre outras. As ofertas alcançam desde pessoas com experiência até quem está em busca do primeiro emprego”, explica o diretor de Área da Sedettur, Bruno Santana.
Em Sorocaba, as oportunidades são disponibilizadas no PAT/Sine para todo cidadão que deseja consultar vagas de emprego disponíveis. Para tanto, o cadastro pode ser realizado pelo site: emprega brasil.mte.gov.br; pelo aplicativo para celular Sine Fácil ou, ainda, pessoalmente no PAT, que fica situado na Rua Cel. Cavalheiros, 353, no Centro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
As mídias sociais da Prefeitura (@prefeituradesorocaba) igualmente publicam, diariamente, as oportunidades de trabalho existentes.