A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), recebeu, em cerimônia no auditório do Centro de Referência em Educação (CRE), no dia 1 de março, mais 32 novos médicos e profissionais da área residentes dos programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade e de Saúde Mental.
O programa tem ênfase na Atenção Básica, além de Residência de Medicina de Família e Comunidade e Psiquiatria. Entre os dias 1 a 7 deste mês de março, os novos residentes estão passando pelo processo de integração para conhecerem em detalhes os serviços da rede municipal de Saúde.
Do total, sete são médicos, sendo três da Psiquiatria e quatro da Medicina de Família e Comunidade. Outros 25 profissionais pertencem à área de Saúde da Família e Comunidade e Saúde Mental, sendo dez enfermeiros, dois psicólogos, dois educadores físicos, dois fisioterapeutas, quatro terapeutas ocupacionais, dois assistentes sociais e dois farmacêuticos.
Durante a integração, os novos residentes participam de interações sobre os serviços de Saúde pública e são apresentados aos seus respectivos preceptores, assim sendo feita a organização para qual região vão atuar, de modo que, nesta quarta-feira (8), eles já comecem a exercer suas funções nas respectivas unidades. “Com isso, todas as regiões da cidade terão ainda mais profissionais da Saúde, reforçando o atendimento em prol da população”, destaca o secretário da Saúde, Dr. Claudio Pompeo, que esteve presente na cerimônia.
Os programas de Residência constituem-se em ensino de Pós-graduação Lato Sensu, destinados a profissões em nível Superior da área de Saúde, sob a forma de curso de especialização. O objetivo é o aperfeiçoamento progressivo do padrão profissional e científico dos envolvidos, bem como a melhoria contínua da assistência em Saúde da comunidade.
A Residência possui duração de 24 meses (com exceção da Psiquiatria, que é de 36 meses), contabilizando uma carga horária total de 5.760 horas, respeitando-se a carga horária de 60 (sessenta) horas semanais, sendo 80% práticas e 20% teóricas ou teórico-práticas. As atividades são realizadas, predominantemente, nas unidades da Secretaria da Saúde de Sorocaba, bem como nos demais serviços que compõem a rede locorregional.