Cotidiano

13 de julho de 2022

Sorocabanos são campeões do Transcatarina

A prova deste ano – com quatro dias entre Fraiburgo e Jaraguá do Sul –, testou duplas de todo o país com dificuldades variadas, exigindo atenção e habilidade. Pai e filho de Sorocaba conquistam o título no rally de regularidade 

Foram quatro dias de disputas intensas em uma prova completa, que largou de Fraiburgo, passando por Canoinhas e São Bento do Sul, com chegada em Jaraguá do Sul, entre os dias 05 e 09 de julho. 

Balaios, pegadinhas, diferentes médias de velocidade e visuais incríveis marcaram a disputa do rally de regularidade no 14º Transcatarina, um dos principais eventos off-road do país. Mais uma vez, a disputa contou com duplas de várias regiões do Brasil, sempre com nível técnico elevado e uma briga pelos lugares no pódio final que se estendeu até o último quilômetro. 

E Sorocaba esteve entre as melhores cidades da competição. Marco Carraresi, o ‘Charada’, e seu filho Luciano Carraresi, o ‘Charadinha’, conquistaram o título na categoria Turismo Iniciante. “Tomei três penalizações por radar no último dia, mas, felizmente, não foram suficientes para tirar a nossa vitória. O Charadinha está evoluindo muito. E o melhor de tudo é que nossa equipe fez primeiro e segundo lugar”, disse o piloto. 

O 14ª Transcatarina começou na quarta-feira (06) em Fraiburgo, com um prólogo em uma pista especialmente construída para a ocasião e um trecho em fazenda de reflorestamento. No dia seguinte, os competidores rumaram a Canoinhas, começando o desafio entre pomares de maçã e novamente atravessando fazendas.  

Na sexta-feira foi a vez de seguir para São Bento do Sul, com médias mais elevadas, piso bom e algumas ‘armadilhas’ colocadas pela organização. O percurso até Jaraguá do Sul, no sábado (09), guardou a parte mais difícil do desafio, com duas passagens pela Expoama e pelo autódromo de terra de São Bento que exigiram atenção total. A ansiedade pelos resultados permaneceu até o jantar de encerramento, quando então os melhores foram premiados. 

“Posso dizer que os pilotos e navegadores que foram ao pódio do Transcatarina provaram ser completos e habilidosos. Fizemos uma prova para exaltar suas qualidades e testá-los, sempre à altura da tradição do evento. E ficamos felizes ao ver que todos gostaram muito desta edição”, resumiu Vander Hirt, o Fritão, diretor-geral do rally. 

O 14º Transcatarina tem patrocínio de Santur, Governo de Santa Catarina, Hotel Renar, SFI Chips, Scherer AutoPeças, RH Brasil, Alfa Transportes e Romplas Laminados e Sintéticos.

Apoio de Atacadão Pneus, Accert Transporte e Logística, DSTrac Performance 4×4, Grupo Gratt, Rede PMX – Posto Maçã, Orange Sun, 3RS Confecções, Lave Bem Lavanderia, Auto Elite VW, Cervejaria Holzbier, SCM Woodworking Technology, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de São Bento do Sul e Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Realização: Caçador Jeep Clube