Termo é utilizado para quando a lua está mais próxima do seu perigeu, o ponto mais próximo da Terra durante sua órbita
A última superlua do ano vai iluminar o céu nesta quinta-feira (11)! E para observar o fenômeno é bem simples: basta olhar para cima.
De acordo com a Nasa, a lua vai aparecer cheia no céu por cerca de três dias, e o planeta Saturno vai estar mais brilhante, visível ao lado do nosso satélite. Isso desde que as condições climáticas ajudem, é claro.
A superlua desta quinta (11) é a terceira e última do ano. O termo é utilizado para quando a lua está mais próxima do seu perigeu, o ponto mais próximo da Terra durante sua órbita. Com isso, a lua fica maior e mais brilhante que o normal.
Além de agosto, o fenômeno ocorreu em junho (Lua de Morango) e julho (Lua de Cervos). Agora, a superlua da vez é chamada de “Superlua Esturjão”, nome dado por tribos algonquinas do nordeste dos Estados Unidos em homenagem aos grandes peixes que eram mais facilmente capturados nesta época do ano nos Grandes Lagos.
O professor e coordenador do Observatório de Astronomia da Unesp de Bauru, Rodolfo Langhi, deu uma dica para observar o fenômeno: olhar para o horizonte leste ao pôr do sol.
Desafio do Sorocaba.com: Se você conseguir tirar uma boa foto da ultima Super Lua, manda pra gente lá no nosso instagram!
Perseidas
A superlua não é o único espetáculo no céu nesta semana. A chuva de meteoros Perseidas está de volta e vai atingir o pico nesta sexta-feira (12) e sábado (13), depois da meia-noite.
Apesar disso, neste ano, a Nasa informou que a chuva vai ter que enfrentar o brilho da lua cheia, o que pode atrapalhar a visibilidade do fenômeno.
(Tem Mais)