Cotidiano

26 de abril de 2022

Urbes inicia implantação do Sistema Rápido Rural no transporte público de Sorocaba

Iniciativa consiste em ônibus equipados com pneus especiais para trafegar na terra, a fim de operar em estradas rurais do município

A Urbes iniciou, nesta segunda-feira (25), a implantação do Sistema Rápido Rural no transporte público de Sorocaba (SP). A iniciativa consiste em ônibus equipados com pneus especiais para trafegar na terra, a fim de operar em estradas rurais do município, fazendo a ligação com os miniterminais do transporte coletivo na cidade.

O lançamento do novo sistema, que começa a funcionar pela linha A30/1 – Genebra/Inhaíba e conta com a parceria da empresa City Transportes, ocorreu no Miniterminal de Brigadeiro Tobias. Inicialmente, um ônibus foi preparado com pneus para operação em itinerário de terra e recebeu layout diferenciado.

O Sistema Rápido Rural operou em fase de testes na linha 33 – Mato Dentro, até Aparecidinha, e foram feitas adequações preliminares para definir o melhor tipo de pneu, compatível com a carroceria do ônibus e com as condições das vias de terra.

A meta da Urbes é implantar o Sistema Rápido Rural, de forma gradual, em mais 14 linhas que transitam por estradas de terra, em todas as regiões da cidade.

Sistema Rápido Sorocaba

O Sistema Rápido Rural é um complemento do Sistema Rápido Sorocaba, que começou a ser implantado no ano passado, com a revitalização dos miniterminais de Aparecidinha, Cajuru e Brigadeiro Tobias. As linhas que atendem a essas regiões passaram por reformulação de itinerário e na programação horária, visando aumentar a oferta e otimizar os percursos, oferecendo redução no tempo de deslocamento e promovendo maior conforto aos usuários.

Segundo a Urbes, ao todo, estão previstos 18 miniterminais na cidade. As unidades contam com pontos de embarque e desembarque, estrutura e sinalização visual modernas, com cobertura, assentos, e estão equipadas com entrada USB para carregamento de celular e outros eletrônicos. O próximo a ser entregue revitalizado é o do Éden, cujas obras estão em fase final.

O Sistema Rápido Sorocaba é composto por linhas no modelo tronco-alimentador, ou seja, por meio de uma linha principal, circulando do bairro até o Centro, com veículos grandes, sendo atendida por veículos menores, que circulam pelos bairros de cada uma dessas regiões. Os ônibus que operam nesses pontos são os mais modernos, articulados, com ar-condicionado, internet sem fio e entrada USB para carregamento de dispositivos eletrônicos.

O usuário poder ir de um bairro, em determinada região, para outro, pagando apenas uma tarifa. Por meio da integração temporal, é possível usar o sistema mais três vezes, para acessar outros pontos da cidade, dentro de um período de duas horas, para completar a viagem, sem a necessidade de um novo pagamento.

*Com informações do Tem Mais