Cotidiano

7 de dezembro de 2022

Uso do 13º salário na compra de materiais escolares pode garantir economia

A segunda parcela do 13º salário deve ser depositada pelas empresas até o dia 20 dezembro e os trabalhadores já podem planejar como usarão o dinheiro. Especialistas orientam que as pessoas priorizem pagar dívidas e organizem a vida financeira, se preparando para os gastos comuns do início do ano, como matrícula e materiais escolares. A procura antecipada por esses itens pode garantir uma grande economia, já que ainda é possível encontrar produtos com preços do ano passado.

Segundo uma pesquisa feita em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise Pesquisas, 29% dos trabalhadores que têm direito ao valor pretendem economizar e investir.

Nivaldo Madureira, diretor da livraria e papelaria Pedagógica, que há 50 anos atende aos consumidores no volta às aulas em Sorocaba, afirma que os pais que optarem por usar o dinheiro extra para antecipar as compras escolares têm a possibilidade de economizar e fazer bons negócios.

“Quem antecipa, consegue preços melhores porque temos os materiais em estoque. Com a alta demanda em janeiro, nós temos que fazer a reposição e os produtos chegam mais caros, pois há uma atualização na tabela dos fornecedores. A gente se programa para comprar até 10 meses antes do Volta às Aulas para garantir um preço mais atrativo para o consumidor justamente neste período que ele está com o 13º na mão e pode se organizar melhor”, explica.

Além de obter economia fazendo as compras dos materiais escolares até o início de dezembro, os consumidores têm outras vantagens. “Os pais que procuram a loja neste período evitam enfrentar o movimento do Volta às Aulas. Eles encontram tudo o que precisam para os filhos em um só lugar, mais opções de marcas e modelos e têm maior poder para fazer as escolhas. Isso faz muita diferença. Em janeiro, todo mundo está buscando por materiais escolares, o que acaba dificultando negociar, por exemplo”, reforça Nivaldo.

Expectativa de vendas

Em Sorocaba, a expectativa da livraria e papelaria Pedagógica é que as vendas direcionadas ao Volta às Aulas 2023 cresçam em 10% em comparação ao ano passado, incluindo desde os livros paradidáticos até os materiais mais simples do dia a dia dos estudantes, como cadernos, mochilas e lápis.

Um dos motivos para o otimismo do comércio são as novas formas de comprar proporcionadas pela tecnologia, como vendas pelo e-commerce, delivery e a possibilidade de pedir um orçamento online ou até mesmo enviar a lista de material diretamente para que a própria equipe da livraria selecione e torne mais rápida a compra pelo cliente.

“Todo ano a gente se prepara para a volta às aulas com inovações, mudanças. Neste ano, a novidade é a plataforma de orçamento e separação de material. O intuito é ganhar agilidade na hora do atendimento ao cliente, além de proporcionar a compra online pelo site. O cliente pode comprar em casa e retirar na loja, mas se optar vir à loja pode contar com a assistência individual dos nossos colaboradores”, diz Nivaldo.