Cultura & Entretenimento

18 de outubro de 2023

Parque da Biquinha oferece programação especial gratuita alusiva ao Dia das Aves neste sábado (21)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), oferece, neste sábado (21), das 9h às 12h, o projeto “Pinte no Parque e Faça Arte”, no Parque da Biquinha. O tema, desta vez, será “As aves do Parque”, em comemoração ao Dia das Aves (5 de outubro), com o intuito de apresentar às famílias as diferentes espécies que habitam a cidade.

A iniciativa de Educação Ambiental, que acontece mensalmente no Parque da Biquinha, oferece gratuitamente oficinas, exposições e dinâmicas, voltadas a pais, responsáveis e filhos, além da oportunidade de passarem, juntos, uma manhã agradável e em contato com a natureza.

Neste dia, as crianças terão a oportunidade de fazer um monóculos, com garrafas pet, e poderão visualizar as aves através desse objeto antigo, de uma forma lúdica. A programação ainda contará com uma prática de observação de aves com binóculos pelas trilhas do parque, além de uma exposição de fotos e materiais biológicos, como bicos e ovos de diferentes aves.

O Parque da Biquinha conta com mais de 50 espécies de aves já identificadas, que habitam e vistam o parque, ao longo do ano, como os sabiás, beija-flores, corujas, garças, papagaios, rolinhas, entre outras espécies, que podem ser avistadas nas trilhas, com binóculos ou mesmo a olho nu. Sorocaba, inclusive, conta com o Clube de Observadores de Aves (Coaves), grupo parceiro do Município em ações de Educação Ambiental. As pessoas interessadas em conhecer e participar do Clube podem entrar em contato pelas redes sociais: @coavesorocaba (Instagram) e COAVES – Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Facebook).

Importante ressaltar que várias espécies de aves sofrem com o tráfico de animais silvestres ou pelo intenso desmatamento das áreas verdes no País. As aves são importantes para o equilíbrio ambiental, desenvolvendo um importante papel na polinização, na dispersão de sementes, no controle de animais, por meio da cadeia alimentar, além embelezar o mundo com sua plumagem e seu canto. Por isso, é muito importante sensibilizar a população a protegê-las e a cuidar dos ambientes naturais da cidade.

As atividades são gratuitas e abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia. O Parque da Biquinha está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3224-1997.