Cultura

14 de julho de 2022

A dramaturgia nunca esteve tão forte

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Na semana passada, o mercado foi pego meio que de surpresa com o anúncio sobre o adiamento da produção de novelas/telesséries na HBO Max, por causa do processo de fusão envolvendo a Discovery.

A possibilidade de suspensão passou a existir desde o início da negociação, mas o braço brasileiro está confiante de que ainda este ano os trabalhos serão retomados. “Esta decisão é pontual. Não é uma decisão de abandonar a estratégia de novelas”, diz a HBO Max.

Mas o fato de o streaming da WaernerMedia ter pausado sua dramaturgia não é motivo para desespero. Ao contrário. Os números atestam que nem antes da pandemia se produziu tanto no Brasil como agora.

O mercado está aquecido, gerando milhares de empregos, direta e indiretamente, por meio de produtoras de conteúdos e das TVs, para atender suas próprias necessidades, de plataformas de streaming e outras mídias como o YouTube. Movimentos bem significativos.

A todo vapor

A propósito do assunto acima, o Grupo Globo está se dando ao luxo de tocar simultaneamente duas novelas com padrão das nove “Travessia”, para a TV aberta e “Todas as Flores”, Globoplay. Detalhe: “Pantanal” ainda está no ar. Já o Grupo Record, após “Todas as Garotas em Mim”, terá novas temporadas de “Reis” no plural mesmo, enquanto o SBT já pensa na substituta de “Poliana Moça”.

Arremate

Por sua vez, a TV Cultura estreia em setembro uma grande produção sobre os 200 Anos da Independência do Brasil, com Antonio Fagundes e Maria Fernanda Cândido à frente. E o YouTube colocou no ar o “Novelei”, um projeto para homenagear as novelas e recriar alguns de seus clássicos. Na verdade, a lista de trabalhos é simplesmente imensa. E que venha o HBO Max!

Reis

O ator João Villa atendeu novo chamado da Record e vai integrar o elenco da série “Reis”, que volta ao ar em agosto, como o príncipe Isbosete (filho do rei Saul Carlo Porto) na fase adulta, futuro Rei de Israel. Além de vários trabalhos em novelas da Globo, Villa também atuou em “Gênesis”, ao lado de Adriana Garambone e ZéCarlos Machado.

Protesto

Na manhã de ontem, um grupo de pessoas foi à porta da Jovem Pan protestar contra a exibição do crime cometido pelo médico estuprador, sem qualquer sombreamento na imagem. Foi grave mesmo o caso. Uma irresponsabilidade.

Juntar os cacos

A direção do “The Noite” no SBT, por enquanto, não tem uma posição se entrará alguém no espaço deixado por Leo Lins. Como tudo está muito recente, “não pensamos nisso ainda”.

VITÓRIA BOHN E KAYSAR DADOUR EM CENA DE “CARA E CORAGEM”. (CRÉDITO: ESTEVAM AVELLAR / DIVULGAÇÃO GLOBO)

Em “Cara e Coragem” (foto), após dar um tempo da dança vertical, Lou (Vitória Bohn) resolve se candidatar a uma vaga de emprego na Coragem.com, e é aprovada. Quem também se dá bem é Kaká Bezerra (Kaysar Dadour). Pat (Paolla Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado) resolvem dar uma chance para o dublê e o contratam. Cenas que vão ao ar a partir desta sexta-feira.

Jogos Sul-Americanos

Denis Gavazzi, diretor de esportes da Band, está finalizando entendimentos com a Odesul — Organização Desportiva Sul-Americana para a transmissão dos Jogos Sul-Americanos pelo BandSports. A competição, em Assunção, vai se realizar entre os dias 1º e 15 de outubro próximo e o Brasil estará representado com todos os seus times olímpicos.

Lançamento

Terça-feira próxima no Kinoplex Itaim, em São Paulo, tem a pré-estreia de “Ela e Eu”, com Andrea Beltrão, Eduardo Moscovis, Mariana Lima, Karine Teles, Lara Tremouroux, Marina Person e direção de Gustavo Rosa Moura. O filme fala sobre uma roqueira que acorda do coma 20 anos depois. Nos cinemas a partir do dia 21.

Bate-Rebate

Eduardo Ribeiro, que vinha sendo substituído por Sérgio Aguiar, retoma seu trabalho no “Domingo Especular”…
… No fim de semana ele voltará a fazer dupla com Carolina Ferraz na apresentação do programa.
Em toda TV que se preze, a rádio-corredor sempre opera em sua potência máxima…
… Mas nenhuma, com toda certeza, tem a mesma penetração que a da Band…
… Até os seus mais aficionados sempre se surpreendem com a velocidade e repercussão alcançada…
… Só que pouco ou quase nada, no fim, é confirmado…
… As últimas edições extras falam muito em mudanças imediatas na programação, algo que a sua alta direção faz questão de desmentir.
Embelleze, Havan, SBP e Nivea são as marcas fechadas para a segunda temporada do “Ilha Record”.
“Mar do Sertão”, substituta de “Além da Ilusão”, entrou em ritmo intenso de trabalhos na Globo…
… Todas as suas frentes foram disparadas. E por aí entenda-se externas, estúdios e a cidade cenográfica. (Cruzeiro do Sul)