Com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), o Coletivo Cultura Sapiência realizou, no sábado (27), o KRUMP SP, um evento gratuito de danças urbanas, na Usina Cultural Facens. A programação contou com a participação do dançarino francês Edwin Jamsy, que ministrou um workshop de Krump.
“O evento foi um sucesso e contou com a presença de mais de 200 dançarinos da região de Sorocaba, Itapeva, Campinas e São Paulo. A Secretaria de Cultura de Sorocaba está sempre de portas abertas para apoiar artistas e produtores em iniciativas abertas a todos, como essa, em nossa cidade”, destacou o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner.
O Krump é uma modalidade da dança urbana que surgiu nas periferias de Los Angeles, nos Estados Unidos, com um estilo “mais intenso” e com referências do ballet contextualizadas para o estilo urbano. O dançarino francês Edwin Jamsy foi campeão mundial de Krump, em 2019, e também realizou trabalhos como dançarino da Ópera de Paris.
A programação do KRUMP SP contou com roda de conversa, apresentações da Cia Sorocabana de Dança, Tormenta Gang, FHP e CH Rapper, além do campeonato de Krump.
O evento acontece desde 2020, na capital paulista, com a direção dos produtores Allan Dereck e Ariane Vital, que criaram o Coletivo Cultura Sapiência, com o objetivo de fomentar e valorizar artistas e culturas de origens periféricas voltados ao Hip Hop, realizando eventos socioculturais de qualidade e abertos a toda a população.
A Secretaria de Cultura de Sorocaba está localizada na Casa 52, no Jardim Maylasky, no Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212-8170 ou pelo e-mail: secult@sorocaba.sp.gov.br.