O Sesc Sorocaba promove de 16/11 a 7/12, a série de encontros Outras formas de existir. Ministrada por integrantes do Núcleo de Estudos sobre a Cidade, a atividade propõe construir – a partir de linguagens artísticas – processos de reflexão sobre temas diversos que conectam as pessoas e a cidade. A cada encontro, um assunto é apresentado e discutido pelas convidadas junto ao público presente.
A atividade é gratuita e acontece nas quartas, das 19h30 às 21h30 (exceto dia 23/11). Para participar, basta retirar os ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento. Vagas limitadas. Classificação 16 anos.
Confira a programação:
Dia 16/11 – Encontro 1 | Audiovisual, Cênicas e a Mulher Negra
Com Lilian Santiago, cineasta e produtora do documentário ‘Quase Família’ e Madá Oliveira, atriz e empregada doméstica. Mediação de Daia Moura, atriz, brincante e doutora em Arte e Educação pela UFSCar
Por meio da produção de audiovisual e das artes cênicas, neste encontro será discutida a relação da presença da mulher negra nas artes e a história das trabalhadoras domésticas no Brasil dentro de uma perspectiva de raça, classe e gênero, analisando a conjuntura da sobrevivência na cidade.
Dia 30/11 – Encontro 2 | Movimentos Urbanos e Artes Visuais (Graffiti)
Com Flávia Bezerra e Deka Costa, artistas visuais urbanas – grafiteiras. Mediação de Alessandra Rodrigues, fotógrafa, terapeuta e produtora cultural
Este encontro aborda o conceito histórico do movimento urbano da cultura hip hop e as suas raízes, contestando os signos da desigualdade, racismo e do fazer artístico. Entendendo que este movimento se estrutura em 4 pilares (rap, discotecagem, break dance e graffiti), a conversa foca a discussão em um dos seus elementos – o graffiti, e sua relação com o espaço urbano e a sociedade.
Dia 7/12 – Encontro 3 | Corporalidade e Juventude
Com Daia Moura, atriz, brincante e doutora em Arte e Educação pela UFSCar e Fabiana Pacheco, dançarina, professora de dança com foco em danças urbanas. Mediação de Alessandra Rodrigues, fotógrafa, terapeuta e produtora cultural
Nesta última roda de conversa, a discussão enfoca o corpo como tradutor de um tempo, de um contexto e um suporte comunicador individual e coletivo dentro dos espaços públicos. A partir disso, será debatido como a juventude se reconhece e se relaciona com esses espaços, transitando entre centro e periferias e rompendo com a coreografia urbana já consolidada no cotidiano.
SERVIÇO
Outras formas de existir
De 16/11 a 7/12, quartas, das 19h30 às 21h30 (exceto dia 23/11).
Grátis. 16 anos.
Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento.
Sesc Sorocaba???
Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade.??
Fone: (15) 3332-9933???