Cultura

3 de novembro de 2022

Confira os shows que integram a programação do ‘Som na Área’ no Sesc Sorocaba

O projeto Som na Área, do Sesc Sorocaba, promove mensalmente shows com artistas e grupos dos mais variados estilos para agitar as tardes de domingo na Área de Convivência da unidade. Em novembro, o projeto integra a programação especial Iorubrá, evento que potencializa a importância da sinergia coletiva para fortalecer e ampliar o movimento negro e conta com apresentações que contemplam o jazz, o pop, o afrobeat e a MPB. A classificação é livre para todas as idades. Confira:

Dia 6/11

Yannick Delass

Show “Tu toma diata”

Tu toma diata, do kikongo, que em português significa “assim andamos”, é uma das músicas que faz parte do show homônimo de Yannick Delass, cantor, compositor e guitarrista congolês. O espetáculo reúne composições de toda sua carreira com releituras de músicas de seus três discos já lançados, inéditas, e músicas em homenagem a Franco, um dos maiores guitarristas do Congo, autor do estilo Odemba, expoente da música congolesa na África e no mundo.

Em suas referências musicais, Yannick Delass é influenciado pelo jazz, blues africano, odemba, agwaya e afrobeat. Sua sonoridade se caracteriza por uma voz que se entrelaça com a diversidade melódica e rítmica da África contemporânea.

Dia 13/11

Marissol Mwaba & François Muleka

Marissol Mwaba é cantora, compositora e multi-instrumentista. François Muleka é cantautor, artista plástico e, também, multi-instrumentista. Suas carreiras artísticas são independentes, mas tiveram suas trajetórias entrelaçadas desde o princípio, realizando colaborações mútuas em seus trabalhos solos. Neste show, o duo se reúne para uma experiência artística e provocativa, transitando entre baixo elétrico, violão, bateria e elementos eletrônicos percussivos numa performance musical única, com um repertório que conta com canções autorais de ambos, como “Se cê For”, “Frase Única”, “O Limbo da Cor”, “Desempenho”, entre outras.

Brasileiros de origem congolesa, ambos são figuras ímpares na cena musical independente e refletem em seus projetos suas influências unidas ao panorama cultural africano. Juntos compuseram a música “Notícias de Salvador”, que ficou nacionalmente conhecida na voz de Luedji Luna, e fizeram arranjos vocais para o disco “O Amor É um Ato Revolucionário”, de Chico César.

Dia 20/11

Theodoro

A serviço da música preta: assim se define Theodoro, cantor, compositor e instrumentista. Alicerçado aos ritmos de matriz africana enquanto se vale de elementos e sonoridades contemporâneos, sua MPB pode ser caracterizada como uma ponte entre o futuro e a ancestralidade. O artista conta com composições autênticas e suingue singular, tanto nos vocais quanto nos arranjos instrumentais de suas canções. Cantando sobre amor preto em suas várias formas e passando uma forte mensagem identitária, Theodoro busca ser um respiro afetuoso em meio ao momento atual.

SERVIÇO

Som na Área

Dias 6 a 20/11, domingos, às 17h.?

Grátis.?Livre.

Área de Convivência.?