Projeto evidencia a evolução do choro, gênero que ajudou a consagrar a música brasileira pelo mundo
O Sesc Sorocaba realiza nos domingos do mês de julho o especial Chorandinho, projeto que homenageia o choro, um dos gêneros musicais mais tradicionais da cultura brasileira. A programação conta com grupos convidados que apresentam o choro de diversas formas, instrumental ou cantado, por meio de abordagens mais tradicionais ou releituras modernas, com elementos jazzísticos e instrumentos incomuns.
As apresentações são gratuitas e acontecem sempre às 17h na Área de Convivência da unidade. A classificação é livre para todas as idades. Confira a programação:
Dia 3/7
Richard Ferrarini e Grupo
Reminiscências
Neste show, Richard Ferrarini convida o público para uma viagem histórica pela música. Partindo do período de transformação do Brasil colônia em um país com identidade própria, Richard e grupo apresentam um repertório que passeia por composições de nomes como Callado, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, chegando a Anacleto de Medeiros, Pixinguinha, Severino Araújo, K-Ximbinho, Jacob do Bandolim e Garoto.
Dia 10/7
Junior Alves Quinteto
Junior Alves começou a tocar ainda adolescente, iniciando-se pelo universo do samba e pagode e, ao trabalhar na noite, foi apresentado à obra de Pixinguinha, um dos maiores representantes do choro. Com o passar do tempo abriu seus ouvidos para outros gêneros musicais, como o jazz, que lhe deu a segurança para criar seus improvisos, consolidando-se como um craque do cavaco, seu instrumento de coração.
Neste show, o músico sobe ao palco da unidade acompanhado de um quinteto e apresenta um repertório com grandes sucessos do choro, aliados à modernos arranjos e tendências jazzísticas.
Dia 24/7
Regional da Vila
Choro: do tradicional ao contemporâneo
Nesta apresentação, o grupo Regional da Vila traz um repertório que aborda várias vertentes do choro através de diferentes gerações de chorões: de Anacleto de Medeiros à Ernesto Nazareth, passando por Pixinguinha, Jacob do Bandolim e o contemporâneo sambista e chorão Paulinho da Viola.
Dia 31/7
Coisa da Antiga
Choros e sambas da época de ouro do rádio
O grupo executa clássicos do choro, como “Carinhoso” de Pixinguinha e “Teco-teco”, consagrado na voz de Ademilde Fonseca, que carregou por toda sua carreira a alcunha de “rainha do choro”. “Jura”, “Maracangalha” e “Na Cadência do Samba” também fazem parte deste repertório que, apesar de muito antigo, está vivo na memória do brasileiro. A formação é das mais tradicionais do gênero: voz, flauta, sax, cavaquinho, violão, pandeiro e percussão.
SERVIÇO
Chorandinho
Dias 3, 10, 24 e 31/7, domingos, às 17h.
Grátis. Livre.
Área de Convivência.
Sesc Sorocaba
Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade.
+ informações?