Cultura

15 de junho de 2023

Estreia nesta quinta-feira, 15 de junho, o curta-metragem de animação ‘Guaracy’, gratuito, aberto ao público e emocionante

Um mundo de memórias: o curta-metragem relata o vínculo afetivo entre uma neta e seu avô

O curta-metragem “Guaracy” aborda lembranças, emoções e perguntas não respondidas na relação entre uma neta e seu avô. O trabalho traz um olhar singular sobre tais vínculos, por meio de técnicas de animação, e terá sua estreia no dia 15 de junho, no teatro do Sesc Sorocaba, com entrada gratuita.

A obra foi idealizada pela neta de Guaracy de Souza, a artista Eliete Della Violla. Na construção do roteiro, direção e animação do projeto, ela contou com a ajuda do diretor Daniel Bruson, que já teve seu trabalho com animação premiado em festivais como o Anima Mundi, e também da professora universitária e doutora em Letras Talita Annunciato, que colaborou na elaboração do roteiro.

A estreia do curta-metragem, com duração de 12 minutos, será às 20h do dia 15 de junho. Após a exibição do curta, haverá um bate-papo com os diretores, mediado por Isabella Pichiguelli. Além disso, o projeto contará com uma oficina, no dia 17 de junho, das 10h30 às 12h30, também no Sesc Sorocaba, voltada para os entusiastas em fazer sua própria animação, ou aos que têm curiosidade sobre como é o processo de produção, com limite de 15 vagas.

“Ao costurar lembranças, afetos e perguntas sem respostas, o curta se expande para falar também do amor, dos diálogos entre gerações, da presença e da ausência insubstituíveis de uma pessoa querida”, afirmam Daniel Bruson e Eliete Della Violla, sobre a mensagem que pretendem passar ao público.

Utilizando recursos de stop motion, a animação é narrada pela idealizadora, mesclando materiais que vão desde partituras, cadernos, listas de videokê, pilhas de papéis em geral, até fotos e vídeos de acervo familiar, além do recurso da modelagem 3D para tratar de alguns ambientes da casa.

“Meu avô era uma pessoa extremamente musical, então, boa parte das lembranças que tenho dele se vinculam com algum som. O som das cordas do violão, a batida MIDI do playback que ele usava de base para cantar, o som grave da voz dele no microfone com suporte improvisado”, são algumas das lembranças de Eliete que foram adaptadas para fazer parte do curta.

O processo de criação

“O processo de construção levou 18 meses, tudo realizado por uma equipe dedicada que conta com dez profissionais, entre as funções de direção, roteiro, animação, produção, direção de narração, trilha sonora, mixagem e efeitos sonoros”, afirma a diretora de produção Andressa Moreira, à frente da AUA Produções.

“Não foi uma tarefa simples, mas apesar de todo o trabalho, estamos felizes com o resultado e empolgados para o lançamento”, ressalta Andressa.

Eliete conta que buscou explorar as possibilidades plásticas da animação para revisitar a casa do avô, escavar acontecimentos do passado ou imaginar momentos não conhecidos da vida dele, usando como elo o gosto de ambos pelas artes (ele, um policial aposentado que amava música; ela, uma artista e designer gráfica). “O curta narra também a criação artística e a influência da arte na criação de si e da própria identidade, tanto da neta quanto do avô”, complementa a idealizadora.

“O projeto partiu de um texto da Eliete, que foi sendo lapidado até se tornar a narração do filme. Para isso, conversamos bastante sobre as memórias dela, a relação que ela tinha com o avô. Aos poucos foram surgindo ideias de cenas, movimentos e sons que poderiam se compor com as palavras que ela diz no texto”, explica Daniel Bruson.

O projeto foi contemplado pelo Edital Proac Expresso N° 25/2021 “AUDIOVISUAL / PRODUÇÃO DE CURTAS”, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

SERVIÇO

Lançamento:
Sessão: 15/06, quinta-feira, às 20h
Após a exibição do curta, haverá um bate-papo com os diretores, com mediação de Isabella Pichiguelli
Local: Teatro – Sesc Sorocaba
Endereço: R. Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade, Sorocaba – SP, 18030-160
Ingressos: Entrada gratuita
Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento
Classificação Indicativa: Livre

Oficina:
Sessão: 17/06, sábado, das 10h30 às 12h30
Local: Espaço de Tecnologias e Artes – Sesc Sorocaba
Endereço: R. Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade, Sorocaba – SP, 18030-160
Ingressos: Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento
Limite de Público: 15 vagas

FICHA TÉCNICA
Estrelando: Guaracy de Souza
Idealização: Eliete Della Violla
Direção: Eliete Della Violla e Daniel Bruson
Roteiro: Eliete Della Violla, Daniel Bruson e Talita Annunciato
Animação: Eliete Della Violla, Daniel Bruson e Pêu Ribeiro
Assistência de Animação: Pêu Ribeiro e Talita Annunciato
Trilha Sonora: Natalie Mess, Paula Cavalciuk e Anderson Charnoski
Direção de narração: Daia Moura
Edição e Pós-produção: Daniel Bruson
Mixagem e Efeitos de som: Pêu Ribeiro
Direção de Produção e Administrativa: Andressa Moreira (AUA Produções)
Assistente de Produção: Giovanna Clara
Assessoria Contábil: Karen Amorim (Amorim Consultoria Contábil)
Assessoria de Imprensa: Juliana Ferraz e Beatriz Jarins (JF Gestão de Conteúdo)
Mídias Sociais: Fernanda Ellen e Pedro Shiroma Pinto (Óh Quem Fala)
Vídeos originais: André Luiz Silva
Agradecimentos: Ana Lucia Luque Martim, Adauto Della Violla, Deise de Souza Della Violla e Rodolfo Della Violla