Famílias aproveitaram as atrações gratuitas durante três dias
O 368º aniversário de Sorocaba foi nesta segunda-feira (15), mas as comemorações começaram na sexta-feira e prosseguiram durante todo o final de semana, com programação para toda família. Depois de dois anos de pandemia, que impediu que alguns eventos fossem realizados, este ano a festa retornou com o tradicional Baile da Cidade, ato e desfile cívico, além de uma programação no Paço Municipal com shows de música, festival de balonismo, apresentação da Esquadrilha da Fumaça, entre outros.
Em três dias de festa, a Prefeitura de Sorocaba estima que mais de 70 mil pessoas acompanharam a programação da festa.
Na sexta-feira (12), a abertura das comemorações foi às 19h, no Paço Municipal, com apresentação da Orquestra Filarmônica Jazz Sesi Senai Sorocaba em um repertório de trilha sonora de filmes e de rock’n roll.
Um pouco mais tarde, houve o Baile da Cidade, que depois de 20 anos, retornou à programação de aniversário de Sorocaba. A festa ocorreu no Ipanema Clube e contou com apresentação de banda, jantar e DJ embalando a noite com o melhor do flashback, homenagens e agradecimentos a personalidades, além do habitual Parabéns a Você.
Já no final de semana a programação foi recheada. No sábado (13), milhares de pessoas aproveitaram o dia no parque do Paço Municipal. O trânsito chegou a ficar carregado, principalmente, na hora da apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que começou pontualmente às 15h30, e inevitavelmente na região da avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes.
Muitos motoristas pararam em calçadas e canteiros para olhar para o céu e acompanhar as acrobacias aéreas. Ainda teve comes, bebes e piquenique na tarde e na noite de sábado durante o Festival Gastronômico “Eu Amo Sorocaba”.
No fim da tarde, apareceram os balões, amarrados ao redor do lago do Paço. Eles subiam e desciam e mostravam as estampas para o público: um com o brasão de Sorocaba; outro, a bandeira do Brasil. “Está muito bonito. É uma ótima opção para a gente passar a tarde de sábado”, comentou a dona de casa Rose Ângela Cunha, de 45 anos. Ela estava com outros quatro familiares e três cachorros de estimação.
Domingo foi o dia para acompanhar o tradicional ato e desfile cívico no Centro de Sorocaba. Ao som do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Sorocaba, a Banda Regimental de Música do 7º Comando de Policiamento do Interior deu início ao ato cívico no Largo do São Bento. Também houve o tradicional hasteamento das bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Sorocaba, com a presença de autoridades civis e militares.
Enquanto isso, o público aguardava o Desfile Cívico, que não acontecia há dois anos por conta da pandemia de Covid-19, e percorreu as ruas São Bento e XV de Novembro. Cerca de 1.500 participantes, entre alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de Sorocaba, escoteiros, Guarda Mirim e entidades e órgãos de segurança pública desfilaram.
No encerramento, houve, ainda, a apresentação da Cavalaria da Polícia Militar, que teve a participação do prefeito Rodrigo Manga, da primeira-dama, Sirlange Frate Maganhato, e do secretário de Governo, João Alberto Corrêa Maia.
No final da tarde de domingo o encerramento ocorreu no Paço Municipal. Teve apresentação da Orquestra de Violas “Zé Franco” e da Orquestra Filarmônica Sesi/Senai, espetáculo da animação Frozen, show do cantor Hugo Rafael e da banda Fast Food Brasil, que se apresentou com um repertório de rock e MPB.
O evento também contou com demonstração de aeromodelismo e exposições de automodelismo e de carros antigos, contação de história na Bibilioteca Municipal, feira tecnológica. Quem foi à festa também pôde aproveitar para fazer um check-up com exames rápidos como aferição de pressão e glicemia. (Colaboraram Virgínia Kleinhappel Valio e Pedro Courbassier)