Cultura

22 de junho de 2023

Festa Junina de Votorantim Viva+ encerra com público de mais de 400 mil pessoas e injeta R$ 20 milhões na economia local

Grandes shows marcaram o evento, com ingressos esgotados, e estrutura de grandes festivais

Mais de 400 mil pessoas dos quatro cantos do estado prestigiaram os mais de 30 dias da Festa Junina de Votorantim Viva+, injetando mais de R$ 20 milhões na economia local, envolvendo os setores de alimentação, transporte, comércio, hotelaria e serviços. O evento, realizado de 24 de maio a 18 de junho, na Praça Lecy de Campos, em Votorantim (SP), reuniu comidas típicas, grandes shows com ingressos esgotados, parque de diversões e muitas outras atrações. 

O evento se estabelece como a maior festa junina do Estado de São Paulo, incentivando a geração de empregos, com 1.280 pessoas trabalhando diretamente na festa e outras 1 mil indiretamente. 

“Comemoramos mais um ano de sucesso deste evento, que é um dos principais do calendário da região, com estrutura de grandes festivais nacionais e internacionais. Todos os anos pensamos em como deixar a festa ainda melhor, por isso buscamos trazer artistas que estão lotando arenas pelo Brasil todo, além de novas tecnologias para os sistemas de pagamento, como fizemos neste ano com os cartões recarregáveis, oferecendo mais segurança para que as famílias pudessem curtir a festa sem preocupações”, afirma Guilherme Moron, CEO da Viva+ Entretenimento, organizadora do evento. 

Shows esgotados

Como já é tradição na Festa Junina de Votorantim Viva+, a programação de shows foi um dos destaques. Neste ano, a organização levou para o palco principal artistas que nunca tinham se apresentado na festa, como Ludmilla, reconhecida como uma das principais cantoras do Brasil, e Léo Santana, que colocou o público para dançar com o ritmo e gingado da Bahia. 

A sensação do momento na música sertaneja, Ana Castela, se destacou na programação, já que lotou a arena de shows da Festa Junina de Votorantim Viva+, com ingressos esgotados. A dupla Henrique & Juliano também esgotou os ingressos, divertindo o público com seus grandes hits. 

Praça de Alimentação

A Praça de Alimentação do evento é um grande chamariz para o público, contando com diversas opções de pratos típicos de festas juninas e outras delícias que movimentaram as barracas das 17 entidades presentes. As organizações conseguiram alcançar um alto número de vendas, o que as ajuda com recursos financeiros para administrar os projetos assistenciais ao longo do ano. 

Novamente a organização do evento realizou o Concurso Viva+ Gastronomia da Festa Junina de Votorantim, que premiou os melhores pratos da edição 2023. O evento contou com a participação de 30 barracas, divididas em duas categorias: Entidades e Particulares. 

Na categoria Entidades, as barracas competiram por quatro troféus: Melhor Doce, Melhor Salgado, Melhor Bebida e Prato Favorito. A Creche São Vicente de Paulo conquistou o prêmio de Melhor Prato Salgado com a sopa de cebola. Já o título de Melhor Doce foi para o sorvete frito da Luar – Associação Lugar de Amor e Restauração e o chocolate quente da barraca do Instituto Filhos Misericordiosos da Cruz foi eleito o Prato Favorito e a Melhor Bebida. Além do prêmio em dinheiro, as entidades ganhadoras receberam o troféu “Sônia Marinheiro”, uma homenagem póstuma à figura atuante na área social de Votorantim, falecida em 2022. 

E não foi só a qualidade gastronômica das barracas que foi avaliada. A decoração que elas prepararam para os mais de 20 dias de abertura da festa também foi analisada por um grupo de jurados. A grande campeã foi a barraca da Creche São Vicente de Paulo, seguida da Obra Social Santa Luzia e o Lions Club de Votorantim. 

Na categoria de barracas Particulares, o hambúrguer Verona Double, da Verona Grill, foi eleito o Melhor Prato Salgado. Já o prêmio de Melhor Doce foi para o Açaí Sorvete, da Açaí Raiz.

Parque de Diversões

O Parque de Diversões da Festa Junina de Votorantim Viva+ é uma atração à parte e trouxe mais de 20 opções de  brinquedos para todas as idades. A Festa Junina, reconhecida por trazer ao interior atrações de grandes festivais, a novidade desta edição foi a famosa Tirolesa do Rock in Rio, com mais de 180 metros de extensão e que permitiu aos participantes mais ousados sobrevoarem toda a estrutura da festa.

Além da tirolesa, a roda gigante Celebration Wheel retornou à festa, onde os participantes puderam ter uma vista privilegiada do recinto do evento a 22 metros de altura. O Cine Terror, que foi sucesso na edição de 2022, também esteve de volta, com uma estrutura de 108 metros quadrados que imita um cinema abandonado. 

Ações de inclusão

A organização do evento se fortaleceu como pioneira na realização de ações especiais de inclusão para atender pessoas com deficiência, hoje replicadas por grandes festivais nacionais. 

Foi realizada a “Hora do Silêncio”, destinada aos portadores da Síndrome do Espectro Autista, quando o som do parque de diversões foi desligado para que as crianças pudessem se divertir gratuitamente nas 20 atrações do parque.

Também aconteceu a “Hora da Inclusão”, que visa atender assistidos das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sorocaba e Votorantim, promovendo atividades gratuitas e adaptadas para estes públicos. 

E, pela primeira vez, os portadores de deficiência auditiva puderam acompanhar todas as emoções dos shows. Um tradutor e intérprete de libras acompanhou as apresentações musicais do palco principal, traduzindo todas as canções.

“Já estamos pensando em como nos superarmos no ano que vem, promovendo uma festa inclusiva e cheia de novas atrações, que certamente irão encantar o público mais uma vez em 2024”, conclui Moron.

Crédito: Divulgação