Nos dias 21, 22 e 23 de setembro (quarta, quinta e sexta, às 19h), o MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba – oferece aos públicos programação que integra a 16ª Semana Primavera de Museus. Serão exibidos o filme “A Viagem de Pedro”, o documentário “Yby Soroc” e ocorre, ainda, a palestra “História da Arte Nipo-Brasileira“. As atividades são gratuitas, mas com número limitado de participantes, que devem retirar o ingresso 30 minutos antes da sessão.
Temporada anual de eventos coordenada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), a Primavera dos Museus tem como propósito divulgar, valorizar e incentivar visitas aos museus brasileiros – além de refletir acerca da relação dos espaços com a sociedade. Em sua décima sexta realização, o bicentenário da independência do Brasil foi escolhido como tema sob o mote “Independências e museus: outros 200, outras histórias”. A proposta do Instituto é uma reflexão sobre que outros sentidos e independências o Brasil e os brasileiros viveram nestes 200 anos.
Em Sorocaba, o MACS realiza, no dia 21/9, sessão única de lançamento do filme “A Viagem de Pedro”, que teve sua estreia nacional em 1° de setembro. Protagonizada por Cauã Reymond e dirigida pela premiada cineasta Laís Bodanzky, a película propõe uma nova representação de Dom Pedro I para o imaginário brasileiro.
A atividade é fruto da parceria do MACS com o Programa Pontos MIS, firmada em agosto de 2022. Com a exibição, a cidade foi contemplada para uma das 50 sessões gratuitas que acontecem entre os municípios parceiros do Museu da Imagem e do Som.
A programação da 16ª Semana Primavera de Museus no MACS conta, também, com a palestra “História da Arte Nipo-Brasileira“, que ocorre no dia 22/9. Allan Yzumizawa, pesquisador e curador do MACS, é o responsável por abordar um breve panorama das produções e percursos dos artistas pioneiros nipo-brasileiros. Nomes de destaque como Tomoo Handa, Manabu Mabe, Flávio Shiró, Alina Okinaka e Tomie Ohtake serão abordados a partir do movimento do Grupo Seibi (1935-1972), destacando a importância deste movimento como colaboração para a reflexão da arte brasileira.
Ainda, “Be, Was, Being Yby-Soroc” – documentário que conta a produção artística de Pedro Lopes e tem Sorocaba e personagens do município como pano de fundo – tem sessão em 23/9. Após a exibição do trabalho, ocorre bate-papo com Pedro, um dos diretores.
A 16ª Semana Primavera de Museus ocorre de 19 a 25 de setembro e propicia o reconhecimento de museus como espaços plurais, que permitem vivências diversas e trocas constantes de conhecimentos e experiências. Sorocaba conta, ainda, com programações no Museu Histórico Sorocabano, Museu Virtual do Tijolo Antigo, Centro de Memória da ETEC Fernando Prestes e Museu da Estrada de Ferro Sorocabana.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO MACS NA SEMANA PRIMAVERA DOS MUSEUS:
•21/09/2022 – 19h às 21h
Exibição do filme “A Viagem de Pedro”
Dirigido por Laís Bodanzky, o filme mostra o retorno do primeiro Imperador do Brasil, Dom Pedro I (Cauã Reymond), à Europa a bordo da nau inglesa Warspite.
•22/09/2022 – 19h às 21h
Palestra “História da Arte Nipo-Brasileira”, com Allan Yzumizawa
A palestra ministrada pelo pesquisador e curador Allan Yzumizawa apresenta um breve panorama das produções e percursos dos artistas pioneiros nipo-brasileiros.
•23/09/2022 – 19h às 21h
Exibição do documentário “Be, Was, Being Yby-Soroc”, seguida de debate com Pedro Lopes
Documentário sobre a produção artística de Pedro Lopes. Debate com o artista após a apresentação.
Sobre a Primavera dos Museus
A Primavera dos Museus é uma temporada anual de eventos coordenados pelo Ibram em que museus, instituições de memória, espaços e centros culturais de todo o país, promovem atividades em torno de um mesmo tema. Em 2022, o tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias” propõe renovar os olhares sobre este fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações.
Realizada de 19 a 25 de setembro de 2022, a 16ª Primavera dos Museus conta com 777 museus participantes e 2.285 eventos programados em todo o país. São atividades como exposições, shows, apresentações teatrais, seminários, visitas mediadas, exibições de filmes, debates, lançamentos de livros, workshops e festivais. (Agenda Sorocaba)