Cultura

27 de junho de 2023

Make para o “arraiá”: Confira o passo a passo e aproveite as tendências desta festança tradicional

Além da tradicional bochecha marcada e das sardinhas, a tendência agora é a aplicação de bandeirinhas no rosto

Uma das maiores tradições brasileiras, a festa junina fica atrás apenas do Carnaval quando se fala de comemorações populares, de acordo com o relatório Legislativo da Câmara dos Deputados. Esta tradição chegou ao Brasil no período colonial em homenagem aos santos católicos Antônio, Pedro e João, e hoje já é conhecida no país inteiro por suas comidas, danças, decorações coloridas, roupas e maquiagens típicas.

Como a festa caiu no gosto de todos, é comum sair à procura de vestidos e roupas que ajudem na caracterização para a festança. Outro ponto forte que não pode ficar de fora é a maquiagem que reforça alguns traços no rosto, como as bochechas marcadas e as tradicionais sardas. Os homens também não ficam de fora, as sobrancelhas unidas e a barba marcada trazem charme ao look. 

Com a tendência das trends de maquiagem, até a make característica da festa junina recebeu algumas atualizações. A moda agora é trazer as charmosas bandeirinhas para o rosto. Confira o passo a passo da maquiagem que a Papelaria e Livraria Pedagógica, de Sorocaba, preparou para você não ficar por fora das tendências dessa festa tão tradicional:

Confira o passo a passo da make:

A pele é bem básica e você pode fazer a sua preparação normalmente, a dica é reforçar a hidratação para não ter perigo de craquelar com o clima frio, tanto nas mulheres quanto para os homens. 

Uma das principais características da maquiagem da festa são as bochechas bem marcadas, então não esqueça de caprichar no blush e nas pintinhas, que fazem muito sucesso.  Para conseguir um efeito mais natural nas sardas, você pode utilizar um lápis marrom, ou pegar um grampo de cabelo com sombra marrom na pontinha e ir pressionando no rosto abaixo dos olhos e pelo nariz, de forma leve. 

O segundo passo que chega como inovação para esta maquiagem tradicional é o uso das bandeirinhas, tão típicas na decoração e que agora fazem sucesso no rosto, seja no delineado ou no complemento da maquiagem.

Para fazer as bandeirinhas, a dica é preparar o olho com um esfumado marrom, e se você gostar de glitter, este é o momento de aplicar um pouco no centro da pálpebra, adicionando um ponto de luz. Depois pode fazer o delineado como de costume, mas é preciso deixá-lo mais comprido, passando da linha final da sobrancelha, pois ele será o varal das bandeirinhas.

Escolha cores bem vibrantes e, embaixo do delineador, faça dois triângulos juntos apontados para baixo e você terá uma bandeirinha. A dica é contornar com o delineador e intercalar nas cores. Por fim, não deixe de escolher um batom para complementar.

Já os homens, para garantir uma sobrancelha bem marcada, utilize um lápis delineador ou sombra marrom e aplique na sobrancelha, unindo-as. A barba e o bigode também devem ser reforçados. Se você não tiver maquiagem nas mãos, uma rolha de cortiça chamuscada é uma ótima opção. Preste muita atenção à temperatura da rolha antes de passar ela pelo rosto.

Para entrar ainda mais no clima, é só escolher o look tradicional, composto por um vestido bem colorido ou camisa xadrez. Para os homens, além da camisa, vale amarrar um lenço no pescoço e colar retalhos de tecidos na calça. Quanto mais colorido, mais bonito.

Festa movimenta a economia

Tradição no país todo, as festas juninas passaram a ser oficialmente reconhecidas como manifestação da cultura nacional neste ano. Como parte do legado familiar, as festanças já começaram a se expandir para o mês de julho, sendo conhecidas como festas julinas também. 

E o comércio comemora a expansão da festança, pois a procura por produtos para a festa, seja alimentício, decoração ou moda, aumentam. “O segundo maior segmento da loja é a Festa Junina. Nossa estimativa para este ano é de um aumento de 10% nas vendas em relação ao ano passado”, finaliza Juliana Batista, gerente de compras da Papelaria e Livraria Pedagógica.

Array