Cultura

19 de julho de 2022

Série escanteada na Globo é sucesso lá fora

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Olha só como são as coisas: “Passaporte para Liberdade”, minissérie brasileira escrita por Mario Teixeira, coprodução da Globo e Sony Pictures/Floresta, aqui no Brasil foi exibida na última semana do ano passado, às 23h, período e horário em que o número de aparelhos ligados é tradicionalmente menor.

Em seu elenco, nomes como os de Sophie Charlotte, Rodrigo Lombardi, Tarcísio Filho, João Côrtes e vários outros, além de atores de fora, como o britânico Thomas Sinclair Spencer, a israelense Sivan Mast, o italiano Jacopo Garfagnolli, a polonesa Izabela Gwizdak e o americano Brian Townes.

Evidente que na Globo, dada as circunstâncias e por ser um trabalho coordenado por pessoas que já haviam deixado a casa, não recebeu a atenção e o tratamento merecidos.

Tudo diferente do que aconteceu aqui…

Agora a série é elogiada em Londres, no Times, é exibida em horário nobre, às 21h e recebe elogios da crítica. Quem perdeu foi a própria Globo que poderia estar capitalizando mais esse sucesso. Mas não. Vai entender!!!

É o que dá

Em outros setores também tem, mas na televisão a vaidade é sempre exacerbada. E a concorrência interna também. É duro alguém aceitar o sucesso do outro. Ou se procura desvalorizar ou apagar rapidamente a impressão digital.

Baton na cueca

Quando aqui se condena a banalização do “Urgente” nos canais de notícias, é porque não existe mesmo a menor noção de quando deve ser usado. Querem chamar atenção e na falta de outros recursos, até o que não é, vai com o selo espalhafatoso em cima.

Olha o exemplo

Tarde de domingo, TV Jovem Pan usa o “Urgente” para “informar” que o presidente Bolsonaro não tomou vacina. Que mal pergunte: se tem alguém, por acaso, que não sabia, levante a mão. Há mais de um ano ele repete a mesma coisa.

Ponto a favor

Duas semanas do novo “É de Casa” na Globo e já se comprova que Maria Beltrão era alguém que faltava na TV aberta. O programa, com o seu talento e espontaneidade, teve um ganho dos mais importantes.

Está funcionando

Porque o Erlan Bastos resolveu se candidatar, a TV Cidade, de Fortaleza, foi buscar Luiz Esteves, ex-Verdes Mares, para apresentar o “Balanço Geral CE”. Estreou em junho e os resultados são muito bons. Sempre encostando na Globo.

É ela

Silvia Abravanel é a convidada desta terça do “Programa de Todos os Programas” nas redes sociais do R7. Ao vivo, a partir das 18h. Vai perder?

DM lotado

Um surto de virose tem provocado baixas em diferentes setores da CNN Brasil. William Waack e Thaís Heredia (foto) já ficaram uma semana fora. Agora Muriel Porfirio e Roberta Russo. Está bravo.

Casagrande

O comentarista Walter Casagrande, ex-Globo, nesta terça-feira, vai participar ao vivo do programa “Melhor da Tarde”, comandado por Cátia Fonseca na Band. Ele irá responder as perguntas do quadro “Caixa Surpresa”.

Grade

Com a volta de RR Soares à Band a partir de 1º de gosto, a programação das manhãs ficará assim: 4h: “1º Jornal”; 6h: “Show da Fé”, 8h: “Bora Brasil” (local); 9h: Bora Brasil (nacional); 9h25: The Chef, e 11h: “Jogo Aberto”. A marca “Bora SP” deixa de existir em São Paulo.

Bate-Rebate

Carlos Alberto de Nóbrega precisou realizar alguns exames médicos na semana passada e isso impossibilitou a gravação de “A Praça é Nossa”…
… Para recuperar o tempo perdido, a ordem, nesta semana, é fazer um programa completo e metade de um outro, repetindo o mesmo esquema na próxima.
“A Dama do Cerrado”, texto premiado do Mauro Rasi, que Susana Vieira apresentou com sucesso no teatro, está de volta…
… Agora no Teatro Comune, em São Paulo, com direção de Tom Dupin e as participações de Lia Oliveira, Benito Risi, Pat Albuquerque e Daniel Maschiari.
Alan Severiano volta hoje ao “SP 1”, da Globo. Sabina Simonato tocou a bola na sua ausência.
Nesta quarta-feira, a partir das 18h, tem o lançamento de “Você Pode Ser Grande”, do Reinaldo Gottino, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional…
… A obra é um resgate da sua história, desde a infância humilde até se tornar uma das maiores audiências da TV.
Pessoal de “Pantanal” tem se dividido entre os estúdios e cidade cenográfica da Globo e externas e a cidade de Seropédica.
“Dona Beija”, da HBO Max, também está em compasso de espera…
… O texto da série está praticamente pronto, mas ainda não foi autorizado o início da sua produção