Confira os destaques da programação infantil da primeira quinzena de abril.
A vivência do Ludus, neste mês, é espaço Pirambô de jogos e atividades de lazer. O espaço é formado por estruturas de bambu, que convida a todos os interessados a vivenciarem uma prática corporal de forma lúdica e oferece jogos e atividades que estimulam o resgate da cultura do brincar e da comunicação intergeracional. Com profissionais do Pirambô. Classificação livre. Grátis. De 1 a 30/4, sábados, domingos e feriados, das 10h às 13h30.
No primeiro final de semana do mês, as atividades começam com o Ateliê para pequenos – vivência sensorial, onde os educadores do programa Espaço de Brincar do Sesc Sorocaba convidam os pequenos, para uma interação através da música e de outros elementos sensoriais e explorarem os espaços. Dia 1/4, sábado, das 10h30 às 12h. Vagas limitadas. Grátis. Para crianças até 2 anos. Demanda retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento
Também no dia 1/4, sábado, às 16h, acontece a narração de história Mitologia dos orixás. Na atividade, o núcleo de pesquisa e criação de narrativas afrocentradas Agbalá Conta narra as mitologias dos povos ancestrais africanos, as origens das deusas e deuses yorubás, fon e bantu, exaltando suas sabedorias, danças, músicas, aventuras e belezas. Nessas histórias, aprendemos sobre a vida e a morte e sobre o equilíbrio das nossas existências. Classificação livre. Grátis. Para participar é só chegar.
Ainda no primeiro final de semana acontece a Oficina na Praça do Brincar: conhecendo a arte de Daiara Tukano. Na atividade, são apresentados os desenhos da artista indígena Daiara Tukano, que encantam com suas cores e suas lutas de resistência da população indígena brasileira. Nesse encontro, os participantes irão conhecer, desenhar e pintar, inspirados nas obras dessa artista. Dias 1 e 2/4, sábado e domingo, das 13h às 15h. Vagas limitadas. Grátis. Para crianças de 3 a 12 anos.
Dia 2/4, domingo, às 16h, o Barracão Cultural apresenta Nós. O espetáculo infantil conta a história de Mel, uma garota que morava em uma pequena cidade e vivia rodeada de borboletas, motivo pelo qual gerava brincadeiras por parte dos outros habitantes da cidade. Um dia, de tanto segurar o choro e a mágoa, Mel acabou com o corpo cheio de nós, um mais apertado que o outro. Diante disso, resolveu ir embora. Mel não sabia que havia tantas coisas para conhecer fora de sua cidade. Foram necessários vários nós para que ela se aventurasse. Ela andou, cruzou montanhas e rios e, à medida que se permitiu vivenciar cada coisa diferente que encontrava pela frente, eles se desfaziam, até que encontrou alguém que ganhou sua confiança e que também tinha um nó. Então, Mel conheceu uma cidade em que cada um tinha seu próprio nó e ninguém ligava para isso. Classificação livre. Grátis. Para participar é só chegar.
Dia 8/4, sábado, às 10h30, coletivo de arte-educadores Crialudis traz a atividade Construtrecos: brincar e construir com materiais reaproveitados, instalação lúdica que possibilita construções, brincadeiras e criações com diversos tipos de materiais reaproveitados, feitos por elementos, tamanhos, formas, cores e materiais variados O objetivo é despertar a imaginação das crianças e inspirar explorações e criações com a potencialidade lúdica de cada material. Vagas limitadas. Grátis. Para crianças até 6 anos. Demanda retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento.
Domingo, dia 9/4, às 16h, é dia de cinema com o filme Moana. Moana Waialiki é uma corajosa jovem, filha única do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores. Quando os pescadores de sua ilha não conseguem pescar nenhum peixe e as colheitas falham, ela descobre que o semideus Maui causou a praga ao roubar o coração da deusa Te Fiti. Entusiasta das viagens marítimas, a jovem se vê querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a comunidade, mesmo que sua família queira a proteger a qualquer custo. Então, ela parte em uma jornada épica pelo Pacífico, em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. A única maneira de curar a ilha é persuadir Maui a devolver o coração de Te Fiti. Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis criaturas marinhas e descobre histórias do submundo. O filme é baseado em histórias da mitologia polinésia. Classificação livre. Grátis. Demanda retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento.
Na oficina Brincadeiras e experimentações na mesa de luz, os educadores do programa Espaço de Brincar do Sesc Sorocaba propõem a utilização de uma mesa de luz, onde as crianças são provocadas a interagir com os materiais dispostos no espaço, criando suas estórias e brincadeiras a partir da mesa que, por emitir luz, enfatiza transparências, contornos, sobreposições, entre outras características visuais. Dia 15/4, sábado, das 10h30 às 12h. Vagas limitadas. Grátis. Para crianças de até 2 anos e 11 meses. Demanda retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento.
A companhia Delá Praká apresenta o espetáculo circense Maiador. A adaptação usa a liberdade poética, emprestando o termo para nos lembrar do descanso e refúgio necessário em meio ao cotidiano corrido. Ele mistura a acrobacia, o mastro chinês, o duo acrobático, a musicalidade brasileira e as danças contemporânea e popular para convidar o público a conhecer um ambiente descontraído. Dia 15/4, sábado, às 16h. Classificação livre. Grátis. Para participar é só chegar.
Dia 16/4, domingo às 16h, acontece a Mostra Sesc de Cinema – Panorama Infantojuvenil. Em sua 5ª edição, a mostra incentiva a produção nacional independente que não chega ao circuito comercial. O recorte selecionado apresenta animações que trazem as temáticas da infância e da juventude. Confira os curtas-metragens que serão exibidos
Cadim – Cadim conta a história de seu Zé, que, acompanhado de Chico, um pássaro preso em uma frágil gaiola, anda em busca de terras para sua subsistência.
O abraço logo vem – Ninguém estava pronto para isso: sem dois beijinhos, sem um forró, sem rotina de trabalho, busão. Tudo está longe, todo mundo está longe, mas o abraço logo vem.
Adeus, querido Mandí – A trama parte de Mandí, um pescador do povo Manaós, que vive na Manaus de 1723, no auge da guerra liderada por Ajuricaba. Mandí e sua família são explorados pelos soldados do Forte de São José da Barra do Rio Negro que ficam com parte da sua roça e pesca. Certo dia, Mandí salva um imenso tracajá que ficou preso em uma de suas armadilhas de pesca. Em gratidão, o tracajá convida Mandí para a festa das rãs, que acontecerá no mundo subaquático do Rio Negro. Gravado inteiramente no idioma Baniwa, o mais próximo do falado pelos antigos Manaós.
Meu nome é Maalum – Maalum é uma menina negra brasileira que nasce e cresce em um lar rodeado de amor e de referências afrocentradas. Logo que Maalum sai do seio de sua casa, ela se depara com os desafios impostos pelos discursos e práticas de uma sociedade racista. Assim que ela chega na escola, todos riem do seu nome. Ela não entende o porquê e, com ajuda da sua família, Maalum vai descobrir o significado, e a tristeza se transforma em orgulho através da sua ancestralidade.
Criatura – Depois de perder seu cãozinho de estimação, Bruno recebe a visita de uma criatura que virá a ser seu grande parceiro de aventuras. Zumbata é um enorme ciclope amarelo fruto da fértil imaginação do menino. Juntos descobrem que a vida real não basta.
Os curtas possuem duração de 2 a 15 minutos. Vagas limitadas. Classificação livre. Grátis. Demanda retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento.
Confira a programação completa em sescsp.org.br/sorocaba.??
SERVIÇO
VIVÊNCIA
LUDUS – espaço Pirambô de jogos e atividades de lazer
Sábados, domingos e feriados. De 1 a 30/4, das 10h às 13h30.
Livre. Grátis.
Ateliê para pequenos – vivência sensorial
Sábado, dia 1/4, das 10h30 às 12h.
Vagas limitadas. Para crianças até 2 anos. Grátis.
Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento.
Construtrecos: brincar e construir com materiais reaproveitados
Sábado, dia 8/4, das 10h30 às 12h.
Vagas limitadas. Para crianças até 6 anos. Grátis.
Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento.
NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS
Mitologia dos orixás
Sábado, dia 1/4, às 16h.
Classificação livre. Grátis.
OFICINA
Oficina na Praça do Brincar: conhecendo a arte de Daiara Tukano
Sábado e domingo, dias 1 e 2/4, das 13h às 15h.
Vagas limitadas.
Para crianças de 3 a 12 anos. Grátis.
Brincadeiras e experimentações na mesa de luz
Sábado, dia 15/4, das 10h30 às 12h.
Vagas limitadas. Para crianças de até 2 anos e 11 meses. Grátis.
Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento.
TEATRO
Nós
Domingo, dia 2/4, às 16h.
Classificação livre. Grátis.
CINEMA E VÍDEO
Moana
Domingo, dia 9/4, às 16h.
Lugares limitados.
Classificação livre. Grátis.
Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento.
Mostra Sesc de Cinema – Panorama Infantojuvenil
Domingo, dia 16/4, às 16h.
Lugares limitados.
Classificação livre. Grátis.
Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento.
CIRCO
Maiador
Sábado, dia 15/4, às 16h.
Classificação livre. Grátis.
Sesc Sorocaba
Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade.
Fone: (15) 3332-9933.
Prefira o transporte público
Terminal São Paulo
Linha 13: Santa Izabel/ Jd. Europa
Linha 71: Campolim via Raposo Tavares
Terminal Santo Antônio
Linha 65: Campolim
BRT
Linha D200: Terminal Vitória Regia/ Campolim
+ informações
facebook.com/sescsorocaba
instagram.com/sescsorocaba
youtube.com/sescsorocaba
twitter.com/sescsorocaba
sescsp.org.br/sorocaba