Cultura

8 de maio de 2023

Sesc Sorocaba apresenta seus projetos Legítima Diferença e CineCafé com temática LGBTQIAP+ como destaques deste mês

Todas as atividades são gratuitas.

A proposta do Legítima Diferença é reunir ações que buscam evidenciar realidades e desconstruir preconceitos e estereótipos vinculados às pessoas LGBTQIAP+, com a livre expressão das diferenças, o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social.

Assim, no sábado dia 20/5, o Sesc Sorocaba recebe atividades diversas gratuitas para todas as idades, com vivências e apresentações, confira a programação.

Às 15h acontece a Vivência Vogue Femme, principal categoria do Ballroom, com movimentos angulares e lineares de braços, pernas e tronco, levando a ilusão de poses semelhante de modelos. A demonstração é feita por Legendary Brianna 007 e Rafa Dengo.

Logo depois, às 17h, tem a Vivência Runway, com Legendary Félix Pimenta, destaque da cena Ballroom São Paulo. Nessa atividade é apresentada a categoria Runway, um desfile em uma passarela que serve como um ato político contracultural, antirrarista e anti-transfóbico. Também às 17h começam as inscrições para o Ballroom Met Gala. As apresentações em si começam às 19h.

A cultura Ballroom é uma forte corrente afro-americana e latina, que surgiu em Nova York para acolher, proteger e dar protagonismo às drag queens negras/latinas da cidade, promovendo seus próprios concursos como uma resposta alegre, elegante e contagiante ao racismo presente nos circuitos estabelecidos de concursos de drag queen.

A Ballroom é um momento de brilho e glamour para a comunidade LGBTQIANP+. A cena de Sorocaba existe há mais de cinco anos e, ao longo desse tempo, a chegada de artistas do cenário da moda independente de Sorocaba tornou as categorias estéticas mais fortes. A cidade agora conta com oito casas, sendo três tipicamente sorocabanas.

Nesta edição do concurso, serão apresentadas duas categorias principais: a categoria estética, que inclui o Fashion Killer (roupa a partir de um tema) e o Team Face (beleza do rosto); e a categoria dançante, que inclui o Runway (desfile individual), o Baby Vogue e o Vogue in the box. A atividade conta com a presença de Legendary Mother Zaila Candace, Félix Pimenta, Star Luanda Odara, Odara Soares, Kelendria William, Rafaela Dengo, Brianna Salera e DJ Bbeka.

Neste mês, o CineCafé apresenta filmes que abordam questões relacionadas à diversidade de gênero e sexualidades, trazendo olhares de diferentes países. Após cada sessão acontece o Cinema em reflexão, um encontro para discutir os aspectos técnicos e teóricos dos filmes apresentados. A curadoria dos filmes e debatedores é realizada em parceria com o coletivo Nós Diversos, composto pela Associação Transgêneros de Sorocaba (ATS), pelo Núcleo de Estudos de Gênero, Diferenças e Sexualidades (NEGDS-UFSCar) e pelo Sesc Sorocaba.

As exibições acontecem gratuitamente às terças, às 19h e demandam retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento. Os lugares são limitados.

Confira os filmes:

9/5 | Dzi Croquettes
Direção: Tatiana Issa, Raphael Alvarez | Documentário | 110 min. | Brasil | 2009

Dzi Croquettes | Foto: Divulgação

Em 1972 estreava o primeiro show dos Dzi Croquettes. Com homens usando roupas femininas, de forma a mostrar as pernas cabeludas e a barba, ele logo foi um sucesso. Apesar disto, foi também banido pelo Serviço Nacional de Teatro. Incorporando o espírito da contracultura reinante na época, os Dzi Croquettes usavam ironia e inteligência para criticar a ditadura militar brasileira. Classificação livre. Cinema em reflexão com Odara Soares, liderança na cena Ballroom sorocabana, mãe da Casa Odara.

16/5 | Inspire, Expire
Direção: Ísold Uggadóttir | Drama | 102 min. | Suécia/Bélgica | 2018

Inspire, Expire | Foto: Divulgação

Na periferia de Reykjanes, na Islândia, as vidas de duas mulheres se cruzam, por um breve momento, enquanto ficam presas por circunstâncias imprevistas: uma é mãe solteira islandesa em dificuldades e a outra uma candidata a asilo político da África. Um vínculo íntimo se formará enquanto ambas lutam para colocar suas vidas de volta nos trilhos. Classificação 14 anos. Cinema em reflexão com Vítor Lopes Andrade, doutorando em Antropologia Social.

23/5 | XXY
Direção: Lucia Puenzo | Drama | 91 min. | Argentina | 2008

XXY | Foto: Divulgação

Alex nasceu com ambas as características sexuais. Tentando fugir dos médicos que desejam corrigir a ambiguidade genital da criança, seus pais a levam para um vilarejo no Uruguai. Eles estão convencidos de que uma cirurgia deste tipo seria uma violência ao corpo de Alex e, com isso, vivem isolados numa casa nas dunas. Até que, um dia, a família recebe a visita de um casal de amigos, que leva consigo o filho adolescente. É quando Alex, que está com 15 anos, e o jovem, de 16, sentem-se atraídos um pelo outro. Classificação 16 anos. Cinema em reflexão com Paul Parra, artista visual e produtor cultural

30/5 | Retrato de Uma Jovem em Chamas
Direção: Céline Sciamma | Drama | 122 min. | França | 2020

Retrato de Uma Jovem em Chamas | Foto: Divulgação

Na França do século XVIII, Marianne é uma jovem pintora que recebe a tarefa de pintar um retrato de Héloïse para seu casamento, sem que ela saiba. Passando seus dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais próxima de sua modelo, conforme os últimos dias de liberdade dela antes do iminente casamento se veem prestes a acabar. Classificação 14 anos. Cinema em reflexão com Jenny Justino, integrante do NEGDS, doutoranda com pesquisa em cinema e feminismo.

SERVIÇO

Vivência

Vivência Vogue Femme
Sábado, dia 20/5, às 15h.
Grátis.

Vivência Runway
Sábado, dia 20/5, às 17h.
Grátis.

Ballroom Met Gala
Sábado, dia 20/5.
Inscrições às 17h.
Apresentações às 19h.
Grátis.

CINEMA E VÍDEO

CineCafé
Terças, dias 9, 16, 23 e 30/5, às 19h.
Lugares limitados. Verifique a classificação etária de cada filme.
Retirada de ingresso com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento.
Grátis.

Sesc Sorocaba
Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade.
Fone: (15) 3332-9933.

Prefira o transporte público
Terminal São Paulo
Linha 13: Santa Izabel/ Jd. Europa
Linha 71: Campolim via Raposo Tavares
Terminal Santo Antônio
Linha 65: Campolim
BRT
Linha D200: Terminal Vitória Régia/ Campolim

+ informações
facebook.com/sescsorocaba
instagram.com/sescsorocaba
youtube.com/sescsorocaba
twitter.com/sescsorocaba
sescsp.org.br/sorocaba