Cultura

9 de janeiro de 2023

Sesc Sorocaba destaca filmes sul-coreanos na programação de janeiro do Projeto CineCafé

O projeto CineCafé, do Sesc Sorocaba, abre a temporada de 2023 com uma mostra especial sobre o cinema sul-coreano, que vem conquistando prêmios pelos principais festivais do mundo com sua originalidade e criatividade. Os cineastas daquele país possuem total liberdade na construção de seus filmes e o resultado disso são obras com temáticas diversificadas e gêneros que se misturam. Um único filme pode trazer elementos do humor, suspense, ação, terror, drama etc., criando uma espécie de gênero híbrido, porém com total domínio da linguagem.

Outras características são a violência estilizada, o visual apurado e as interpretações marcantes que permeiam a maior parte dos filmes atuais. Esse conjunto de fatores, somado ao pesado investimento em cultura praticado por seu país, lançou merecidamente o cinema sul-coreano contemporâneo aos holofotes do mundo cinematográfico. As exibições são gratuitas e acontecem no Teatro da unidade nas terças, às 19h. Confira a programação:

Dia 10/1
Oldboy
Direção: Park Chan-Wook | Suspense/Drama/Ação | 119 min. | Coréia do Sul | 2003
Um dos mais aclamados filmes do cinema sul-coreano, Oldboy conta a história de um homem que é raptado e mantido em cativeiro por 15 anos sem qualquer contato com o mundo externo. Quando ele é inexplicavelmente solto, busca compreender o que aconteceu e é tomado pelo sentimento de vingança. Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes em 2004, além de ter sido premiado em diversos outros festivais ao redor do mundo. A crítica especializada aponta o filme como intrigante, revolucionário e devastador. Classificação 16 anos.

Dia 17/1
A Era da Escuridão
Direção: Kim Jee-Woon | Drama | 141 min. | Coréia do Sul | 2016
Década de 1920. Um grupo de agentes secretos pertencentes à resistência coreana embarca em uma missão sigilosa para tentar contrabandear explosivos com o objetivo de destruir parte do exército japonês. Um talentoso policial japonês que nasceu na Coréia está em um dilema entre as demandas da sua realidade e o desejo de ajudar uma causa maior. Classificação 12 anos.

Dia 24/1
A Criada
Direção: Park Chan-Wook | Drama | 150 min. | Coréia do Sul | 2016
O filme se passa na Coreia dos anos 1930, quando ainda não havia separação entre os lados norte e sul. Durante a ocupação japonesa, a jovem Sooke é contratada para ser criada de Hideko, herdeira de uma fortuna, mas leva uma vida reclusa junto de Kouzuki, seu tio dominador, em uma grande propriedade rural. A trama apresenta sinistras conspirações com foco na fortuna de Hideko, personagens complexos e um roteiro com reviravoltas surpreendentes. Vencedor do prêmio BAFTA como Melhor Filme em língua não inglesa. Classificação 18 anos.

Dia 31/1
O Lamento

Direção: Na Hong-jin | Terror | 150 min. | Coréia do Sul | 2016
Um vilarejo pacífico começa a testemunhar assassinatos cruéis cometidos pelos próprios moradores. Há suspeitas que os casos tenham uma origem com o sobrenatural. Praticamente todos os tipos de terror estão misturados: possessões, demônios, xamãs, zumbis, fantasmas e outros. Mais uma obra intrigante do cinema sul-coreano que deixa o espectador à mercê do que se passa na tela, experimentando navegar em águas escuras e incapaz de prever o surpreendente final. Classificação 16 anos.

Cinema em reflexão
Com Marcelo Domingues, diretor de cinema e gestor cultural
Após cada sessão, um encontro para discutir os aspectos técnicos e teóricos dos filmes apresentados.
A atividade é gratuita e acontece de 10 a 31/1, terças, às 21h, no Teatro da unidade.

Cine 16
Com Cine 16
A programação de janeiro também contará com exibições de filmes clássicos em 16 mm, onde o público poderá vivenciar a experimentação sensorial que a ilusão do movimento proporciona, dando vida às imagens estáticas. A atividade acontece aos domingos, às 16h, sendo:

Dia 15/1: Exibições de filmes do Chaplin
Dia 29/1: Exibições de filmes do Gordo e o Magro.
Para participar, basta retirar os ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento. A classificação é livre para todas as idades.

SERVIÇO
CineCafé
De 10 a 31/1, terças, às 19h.
Teatro. Grátis.
Lugares limitados.
Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento.

Cine 16
Dias 15 e 29/1, domingos, às 16h.
Grátis. Livre.
Sala de Oficinas.

Sesc Sorocaba
Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade.
Fone: (15) 3332-9933.
Recomendamos o uso de máscara nas dependências da unidade; em espaços fechados, o uso?é obrigatório.

+ informações
facebook.com/sescsorocaba
instagram.com/sescsorocaba
youtube.com/sescsorocaba
twitter.com/sescsorocaba
sescsp.org.br/sorocaba