Cultura

4 de agosto de 2022

Sesc Sorocaba promove oficinas práticas sobre tecnologias e artes

Atividades são gratuitas 

O Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Sorocaba promove mensalmente diversas atividades relacionadas às artes manuais, visuais e digitais. Em agosto, a programação traz oficinas sobre bordado para iniciantes e construção de caixas de luz e sombras. Confira: 

Bordado livre para iniciantes

Nesta atividade, a artista visual e bordadeira Raquel de Arruda apresenta ao público o bordado livre, técnica que consiste na composição de desenhos com diferentes tipos de pontos, como o “haste”, “atrás”, “nó francês” e “cheio”. Como o nome da técnica sugere, aqui os traços e a escolha dos pontos são livres, ressignificando a relação com o feito à mão. Esta oficina faz um resgate ao trabalho manual e a história das artes, valorizando todo o processo de criação, além de propor aos participantes momentos de concentração longe das telas do dia a dia. 

A atividade acontece nos dias 6 e 20/8sábadosdas 15h às 18h. O público interessado deve retirar os ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. Classificação 14 anos. Vagas limitadas. 

Caixas de luz e sombras de papel

Nesta oficina, Célia Harumi, educadora de tecnologias e artes do Sesc Sorocaba, ensina os participantes a construir caixas que usam cenários feitos de papel e um jogo de luz e sombras para criarem efeitos de cena. Cada participante cria sua imagem em camadas feita de papel, aprende a fazer seu circuito de iluminação com fita led e compõe a luz do seu pequeno cenário. Para isso, os participantes deverão trazer uma caixa, que pode ser de papelão ou mdf, para fazer seu projeto (medida ideal 20x20x10cm, ou similar). 

A atividade é sequencial e gratuita, e acontece de 16 a 30/8terçasdas 19h às 21h. As inscrições devem ser feitas a partir do dia 9/8, às 14h, em sescsp.org.br/inscricoes. Classificação 14 anos. Vagas limitadas. 

Espaço Faça Você Mesmo

Além das oficinas, a programação conta com a atividade Espaço Faça Você Mesmo, onde Celia Harumi convida o público a trazer seus projetos pessoais junto dos materiais utilizados para serem desenvolvidos no estilo “faça você mesmo”, no Espaço de Tecnologias e Artes. O local conta com ferramentas de marcenaria (manuais e elétricas), máquinas de costura, tela verde, prensa para gravuras, duplicador a álcool, mesa para serigrafia e protoboards. Os projetos podem ser nos campos das artes e/ou tecnologias, seja para consertar algo, criar protótipos, experimentar e construir, ou até para fazer um trabalho da escola ou faculdade. 

A atividade é gratuita e acontece dia 21/8domingodas 15h às 18h. A partir de 8 anos (jovens até 16 anos devem estar acompanhados de um responsável). Vagas limitadas. 

SERVIÇO 

Sesc Sorocaba 

Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade. 

Recomendam o uso de máscara nas dependências da unidade. 

+ informações  

facebook.com/sescsorocaba  

instagram.com/sescsorocaba  
youtube.com/sescsorocaba  

twitter.com/sescsorocaba  

sescsp.org.br/sorocaba