Cultura

4 de abril de 2023

Sesc Sorocaba traz oficinas, espaço faça você mesmo (DIY) e residência do artista visual Márcio Ambrósio no Espaço de Tecnologia e Artes

Nos dias de Faça Você Mesmo_DIY, nossa sala fica disponível ao desenvolvimento de seus projetos pessoais, que podem contar com o apoio de nossos educadores, aptos a dar sugestões, ideias e pesquisar junto às melhores formas de realizar seu projeto, desde o planejamento, até a finalização. São muitas as possibilidades: você pode acessar o espaço para consertar algo, para criar protótipos, experimentar e construir, para fazer um trabalho da escola ou faculdade. Temos um amplo espaço, ferramentas de marcenaria manuais e elétricas, equipamentos diversos, como máquinas de costura, prensa para gravuras, duplicador a álcool e protoboards. Os projetos podem ser nos campos das artes e/ou tecnologias. Para participar, traga sua ideia e seu material para o projeto. Jovens até 16 anos devem estar acompanhados de um responsável. Vagas limitadas. Classificação 12 anos.

Com Célia Harumi, educadora de tecnologias e artes do Sesc Sorocaba
Dias 2, 16 e 30/4, domingos, das 15h às 18h
Dias 14 e 28/4, sextas, das 14h às 17h

Com Marcio Ambrósio, artista visual, cenógrafo, animador e designer gráfico
Dia 9/4, domingo, das 15h às 18h

Artistas locais convidados irão realizar uma pintura momentânea na vidraça do Espaço de Tecnologias e Artes (ETA), na vivência Traços efêmeros. O desafio é criar padronagens, grafismos e imagens, e gerar uma arte autoral que ficará exposta nos vidros do ETA. Nesta edição da atividade, o público poderá assistir ao processo de criação de Discórdia, artista sorocabano, que cria uma marca forte e inconfundível com traços sólidos e cores chapadas, estilo e técnicas que utiliza na necessidade de expressar seu grito no mundo contemporâneo. A arte de Discórdia ficará nos vidros do ETA até julho. Dias 2 e 4/4, domingo e terça, das 10h às 17h. Classificação livre.

Célia Harumi, educadora de tecnologias e artes do Sesc Sorocaba, orienta nos dias 6 e 13/4, quintas, das 14h às 16h a oficina Vaso geométrico de cimento, onde as pessoas participantes fazem moldes de papelão e criam um vaso geométrico de cimento. Vagas limitadas. Classificação 12 anos. Atividade sequencial com dois encontros, que demanda retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento, no primeiro dia da atividade.

Ainda no Espaço de Tecnologias e Artes, tem a residência artística do artista visual Marcio Ambrósio, com a proposta de desenvolver processos de criação artística relacionados à troca de experiência, linguagens, conhecimentos e contextos. Nesse mês, Ambrósio traz a oficina presencial Rotoscopia – desenhando uma animação quadro a quadro. A rotoscopia é uma técnica de animação, que consiste em redesenhar, quadro a quadro, uma cena filmada, ou seja, as pessoas participantes fazem desenhos em cima das imagens dos vídeos e criam sequências animadas desses desenhos. A partir dessa atividade, as pessoas participantes entram em contato e entendem mais como funciona a animação quadro a quadro. Dia 8/4, sábado, das 13h às 16h. Vagas limitadas. Classificação 8 anos.

Lambe-lambe – da ideia ao processo de colagem | Foto: Eduardo Valentim

Discórdia, artista urbano e grafiteiro, realiza o curso Lambe-lambe – da ideia ao processo de colagem. Nessa oficina presencial, são apresentadas as técnicas de stencil, serigrafia e manual, utilizando papéis reciclados, e tem como princípio transformar ideias em lambe-lambe. Dias 12, 13 e 14/4, quarta, quinta e sexta, das 19h às 21h. Vagas limitadas. Classificação 14 anos. Inscrições antecipadas em centralrelacionamento.sescsp.org.br ou aplicativo Credencial Sesc SP, a partir do dia 4/4 às 14h.

Uma mistura de um livro acordeon, um livro de camadas e teatro de sombras, o livro túnel (tunnel book) apresenta a narrativa ou ilustração em forma de arte tridimensional criando a ilusão de profundidade e perspectiva, essa é a proposta da oficina Livro túnel, realizada por Célia Harumi, educadora de tecnologias e artes do Sesc Sorocaba. Dia 15/4, sábado, das 14h às 16h. Vagas limitadas. Classificação 12 anos. Demanda retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento.

Na oficina Banquinho de cimento, Célia Harumi convida os participantes a fazer um banquinho com tampo de cimento. Dias 20 e 27/4, quintas, das 14h às 16h. Vagas limitadas. Classificação 12 anos. Atividade sequencial com dois encontros, que demanda retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento, no primeiro dia da atividade.

Roger Sassak, fotógrafo e artista visual, realiza a atividade Monóculos. Os participantes acompanham a produção de monóculos desde a fotografia, onde as pessoas são fotografadas com uma câmera analógica, depois podem acompanhar a revelação do filme e a montagem dos visualizadores com lentes. Quem for fotografado poderá levar sua imagem para casa. Todos os objetos ficam expostos, para que o público possa lembrar como era ter uma fotografia em um ponto turístico ou evento especial, como o circo ou o parque de diversões. Dias 29 e 30/4, sábado e domingo, das 12h às 16h. Classificação livre.

Saiba mais sobre as atividades no site Sesc Sorocaba – Espaço de Tecnologias e Artes

SERVIÇO

CURSO

Lambe-lambe – da ideia ao processo de colagem
Quarta, quinta e sexta. Dias 12, 13 e 14/4, das 19h às 21h. Sequencial.
Vagas limitadas. Classificação 14 anos.
Inscrições antecipadas em centralrelacionamento.sescsp.org.br ou aplicativo Credencial Sesc SP, a partir do dia 4/4 às 14h.

VIVÊNCIAS

Traços efêmeros
Domingo e terça, dias 2 e 4/4, das 10h às 17h.
Classificação livre.

Rotoscopia – desenhando uma animação quadro a quadro
Sábado, dia 8/4, das 13h às 16h.
Vagas limitadas. Classificação 8 anos.

Monóculos
Sábado e domingo, dias 29 e 30/4, das 12h às 16h.
Classificação livre.

OFICINA DE UM DIA

Livro túnel
Sábado, dia 15/4, das 14h às 16h.
Vagas limitadas. Classificação 12 anos.
Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento.

OFICINAS SEQUENCIAIS DE DOIS DIAS

Vaso geométrico de cimento
Quintas, dias 6 e 13/4, das 14h às 16h.
Vagas limitadas. Classificação 12 anos.
Atividade com dois encontros, com retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento, no primeiro dia da atividade.

Banquinho de cimento
Quintas, dias 20 e 27/4, das 14h às 16h.
Vagas limitadas. Classificação 12 anos.
Atividade com dois encontros, com retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento, no primeiro dia da atividade.

Sesc Sorocaba
Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade.
Fone: (15) 3332-9933.

Prefira o transporte público
Terminal São Paulo
Linha 13: Santa Izabel/ Jd. Europa
Linha 71: Campolim via Raposo Tavares
Terminal Santo Antônio
Linha 65: Campolim
BRT
Linha D200: Terminal Vitória Régia / Campolim

+ informações
facebook.com/sescsorocaba
instagram.com/sescsorocaba
youtube.com/sescsorocaba
twitter.com/sescsorocaba
sescsp.org.br/sorocaba

Array