Nesta sexta-feira (19), às 14h e às 20h, o público poderá conferir o premiado espetáculo “As Desventuras do Capitão Rabeca”, da trupe Damião e Cia, de Campinas (SP), no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV), localizado no Alto da Boa Vista. A atração gratuita tem classificação etária de 12 anos.
Contemplada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), a partir do Edital 02/2022 – Teatro/Circulação de Espetáculos, a apresentação na cidade conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).
Com direção de Tiche Vianna e texto e atuação de Rodrigo Nasser, a história traz a cômica figura de Capitão Rabeca, um militar cuja história de vida, ambientada em tempos medievais, é atravessada por encontros: brutalidade e violência, beleza e sensibilidade. O texto do monólogo é todo construído à base de versos rimados. Ou seja, inspiração direta na vasta tradição poética dos cantadores e repentistas do Nordeste brasileiro.
“As Desventuras do Capitão Rabeca” recebeu os prêmios de Melhor Espetáculo, na categoria Comédia, durante a edição 2020 do Festival de Teatro On-line em Tempo Real do Rio de Janeiro, e de Melhor Dramaturgia, Atuação, Direção, Visualidades Corpóreas e Sonoridades no Festival Internacional de Guaranésia 2022.
As pessoas que forem prestigiar o espetáculo e puderem ajudar podem levar um quilo de alimento não perecível para a campanha “A Fome não é Fake!”, do Fundo Social de Solidariedade (FSS).
Os ingressos gratuitos serão distribuídos uma hora antes de cada sessão, na bilheteria do Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, que está localizado na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, s/n, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3238-2222 ou, ainda, pela rede social do grupo teatral: @damiaoecia.
Sobre Damião e Cia
A Damião e Cia é um grupo de pesquisa e criação em Teatro e Circo, fundado em 2012, por artistas bacharéis em Artes Cênicas pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A companhia fundamenta sua linguagem no estudo das mais variadas formas de teatro popular, buscando a valorização da tradição, assim como sua reinvenção em prol do diálogo com a contemporaneidade.
Ao longo de sua trajetória, o grupo produziu diferentes espetáculos, como “As Presepadas de Damião”, “Atenção, Respeitável Público”, “Estrela da Madrugada”, “Burundanga – a revolução do baixo ventre” e “Andante”.
As peças são criadas para diferentes espaços de representação e buscam a comunicação com um público heterogêneo, possibilitando encontros e trocas.