Destaques

9 de janeiro de 2023

CAPSs promovem ações em alusão à campanha Janeiro Branco

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) estão promovendo, neste mês de janeiro, diversas ações em alusão à campanha Janeiro Branco, com o objetivo de mobilizar a população em favor da saúde mental, abordando o assunto e contribuindo para a compreensão sobre o tema na sociedade. Neste ano, o tema da iniciativa é: “A Vida pede Equilíbrio”.

Os CAPS AD III “Roda Viva”, CAPS III “Alegria de Viver” e a Unidade de Acolhimento Infantojuvenil (UAI – “Fabrica de Sonhos”) realizarão atividades de conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental, no dia 26 de janeiro, no Terminal Santo Antônio, das 16h às 19h e no dia 27, das 9h às 12h, no Terminal São Paulo. Serão realizadas entregas de panfletos e dinâmicas de abordagens lúdicas. Haverá, ainda, canto de coral e decoração com painel de fotos.

As unidades CAPS AD III “Roda Viva” e CAPS III “Alegria de Viver” realizarão, ainda, semanalmente, oficinas, palestras, rodas de conversas, atividades de cultura e lazer, abordando a temática do Janeiro Branco, incluindo palestras e oficinas para os colaboradores das unidades.

O CAPS III “Viver em Liberdade” realizará atividades, durante todo mês. As ações englobam a participação dos usuários do CAPS na decoração da unidade, confecção de folders e frases de incentivo à dádiva da vida. O material será distribuído para a vizinhança do CAPS, durante a atividade da caminhada. Além da programação interna, o CAPS realizará uma visita na UBS Hortência para oferecer atenção aos colaboradores, ofertando acolhida e direcionamentos em saúde mental.

O CAPS III “Arte do Encontro” terá decoração, além de ofertas semanais de rodas de conversa, com grupos destacando a importância do cuidado com a saúde mental, aderência ao tratamento e manutenção de hábitos de promoção da qualidade de vida. Também haverá passeio com usuários ao Museu da Estrada de Ferro Sorocabana e piquenique no Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, enfatizando a importância do lazer e da socialização para o bem-estar psicossocial.

O CAPS AD III “Saca Só” abordará o tema com os grupos realizados ao longo do mês, além de confeccionar cartazes sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Realizará, ainda, uma ação comemorativa com os usuários da unidade, em um piquenique no Parque da Biquinha, na última semana do mês.

O CAPS IJ “Aquarela”, por sua vez, elaborará um material audiovisual sobre a importância do autocuidado e atenção aos sinais do adoecimento psíquico, atividades nos grupos atuais relacionadas ao tema e entrega de folders sobre os locais onde é possível buscar ajuda.

Para crianças, adolescentes e seus responsáveis, haverá atividades lúdicas que estimulem o respeito às diferenças e à interação entre pais e filhos e que evidenciem a importância do brincar na construção de indivíduos mais saudáveis, capazes e seguros. Além disso, serão feitas atividades de lazer externas, visando maior aproximação entre as crianças e seus responsáveis, possibilitando espaço reflexivo sobre o cuidado com o outro e também ressaltando a importância de “cuidar de quem cuida”.

O CAPS IJ “Ser e Conviver” realizará oficinas acerca do tema: “Como cuidar da saúde no cotidiano por meio do fazer”. Realizará, ainda, rodas de conversa, com reflexões a respeito do que é saúde mental.

Já, as Residências Terapêuticas realizarão entregas de materiais confeccionados pelos residentes para a vizinhança, além de passeios e atividades externas, possibilitando o lazer e a socialização, como forma de cuidado em saúde mental.

3ª Jornada de Saúde Mental de Sorocaba

Por fim, a Coordenação de Saúde Mental da Secretaria da Saúde (SES) realizará a “3ª Jornada de Saúde Mental de Sorocaba”, no dia 31 de janeiro, das 8h às 18h, no Salão de Vidro do Paço Municipal. O encontro reunirá profissionais da saúde da rede pública, para uma aproximação da Rede de Atenção Psicossocial e a conscientização sobre a importância dos cuidados em saúde mental.

“São diversas e variadas atividades, para valorizar e abordar o cuidado com a saúde mental. A ideia é elucidar, cada vez mais, as pessoas e trazer luz à importância deste tema”, destaca o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.